Cultura

Festival PortoCartoon anuncia os vencedores

  • Notícia

    Notícia

XIXPortoCartoon_MH_Brasil_RonaldoCunhaDias_TL.jpg

O Museu Nacional da Imprensa revelou hoje os vencedores do 20.º PortoCartoon World Festival, que teve como temas o Ambiente, a fadista Amália Rodrigues e o cineasta e músico Woody Allen.

"Limpar o Planeta" foi o tema principal desta edição e o vencedor do Grande Prémio foi o croata Nikola Listes com uma caricatura sobre a poluição dos oceanos, na qual pescadores lavam o peixe numa máquina de lavar roupa para o levar à mesa.

"O Grande Prémio está diretamente relacionado com os temas que atualmente mais marcam a atualidade", apontou à Lusa Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista ZERO, que integrou o júri com Bernard Bouton (presidente da FECO), Roberto Merino (encenador chileno radicado no Porto) e Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha).

A edição dos 20 anos do PortoCartoon teve a maior participação da história do festival, concorrendo cartunistas de todo o mundo, de acordo com Luís Humberto Marcos, presidente do Museu Nacional da Imprensa. O país mais representado foi o Irão (cerca de 500 trabalhos a concurso, seguido da Turquia (cerca de 200), Brasil (cerca de 180), Roménia (114) e Portugal (96).

O albanês Agim Sulaj ficou em segundo lugar no Grande Prémio, enquanto o terceiro lugar foi atribuído ex-aequo a Mahboobeh Pakdel, do Irão, e a Cau Gomez, do Brasil.

Paralelamente, os melhores no Prémio Especial Caricatura Amália Rodrigues foram o português António Santos ("Santiagu"), o espanhol Matias Tolsá e o português Aurélio Mesquita.

Já no Prémio Especial Caricatura Woody Allen, os melhores classificados foram o português Pedro Silva, o brasileiro Paulo Caruso e o português Pedro Ribeiro Ferreira.

Entretanto, tinha também sido já anunciado o vencedor do Prémio do Público do PortoCartoon 2017 que, pela terceira vez, foi o médico-cirurgião brasileiro Ronaldo Cunha Dias. Depois de ter sido o preferido pelo público votante em 2007 e em 2011, o artista e concorrente frequente do PortoCartoon voltou a ganhar com um trabalho (na imagem) que, desta vez, mereceu também uma Menção Honrosa pelo júri internacional do festival.