Cultura

Festival Porta-Jazz regressa com 17 concertos em três dias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_#jq_marta_ren_passagem_ano_50.jpeg

Filipa Brito / Arquivo

O festival Porta-Jazz regressa ao Teatro Rivoli, de 4 a 6 de fevereiro, com estreias e lançamentos de novas edições discográficas. Ao longo de três dias, esta 12.ª edição propõe 17 concertos com mais de 80 músicos, nacionais e internacionais.

Esta nova edição será palco do lançamento do novo álbum de Manuel Linhares, "Suspenso”, e de “Ninhos”, que marca a estreia de Joana Raquel com Miguel Meirinhos, ambos com o selo do carimbo Porta-Jazz.

Serão também apresentados os álbuns “A Tribo”, do coletivo Coreto, “D”, dos Puzzle 3 que junta Pedro Neves, João Paulo Rosado e Miguel Sampaio, “Otro Cielo", de Demian Cabaud, “WIZ”, do trio com o mesmo nome composto por José Pedro Coelho, Wilfried Wilde e Iago Fernández, e "Dança dos Desastrados", de Miguel Ângelo.

Pela primeira vez no festival, o multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical brasileiro António Loureiro marcará presença e irá tocar com dois colossos da guitarra, Kurt Rosenwinkel e Pedro Martins, e com o baterista Obed Calvaire.

No encerramento da 12.ª edição do Porta-Jazz vai apresentar “Conexão”, que resulta de uma residência com André Fernandes (guitarra), João Mortágua (saxofone), Gil Silva (trombone), José Carlos Barbosa (contrabaixo) e Diogo Alexandre (bateria).

Residências e parcerias

Haverá ainda lugar a uma residência artística com músicos das associações Robalo e Porta-Jazz (Portugal, Lisboa e Porto) e da AMR (Suíça, Genebra), cujo trabalho será estreado no decorrer do festival.

Continua a parceria com o festival austríaco Bezau Beatz, que traz ao Porto o projeto “Nest”, liderado por Alfred Vogel e que conta com o virtuoso violinista francês Theo Ceccaldi.

Destaque para a estreia de uma encomenda feita ao saxofonista Daniel Sousa, radicado em Copenhaga, que vai apresentar o resultado deste desafio com a cantora Susana Nunes, Wanja Slavin (saxofone alto e flauta transversal), PJ Fossum (sintetizadores), José Diogo Martins (piano), Carlos Borges (baixista) e Eduardo Dias (bateria).

Palco de revelações, o Porta-Jazz dará a conhecer o projeto que junta a cantora Vera Morais ao saxofonista português de ascendência búlgara Hristo Goleminov. Ambos residem em Amesterdão e lá desenvolveram, durante o confinamento, este duo que coabita com a improvisação, onde se constroem e se desconstroem as palavras e os sons.

Os bilhetes para o festival vão estar à venda, nos próximos dias, nas bilheteiras do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre) e on-line.

A programação completa pode ser consultada aqui.