Cultura

Festival Mimo arranca hoje e a organização destaca dez momentos imperdíveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_mimo.jpg

DR

É imenso o cartaz que o Mimo oferece à cidade, este fim de semana. É arte, performance e tecnologia, unidos a workshops, filmes, palestras e concertos inéditos em Portugal, tudo inteiramente gratuito, para fechar o verão na cidade. A diretora do festival, Lu Araújo, escolheu dez momentos imperdíveis, entre as mais de 60 atividades gratuitas. Fique a conhecer quais são.

  • 23 de setembro

Channel One Sound System (Inglaterra)

Channel One é um dos sistemas de som dub reggae mais conhecidos do mundo. Formado por Mikey Dread - Channel One - e MC Ras Kayleb, o Channel One Sound System vai fazer nascer uma grande festa, à semelhança do que faz no Carnaval de Notting Hill, em Londres, desde 1983.

Às 17h30, no Passeio das Virtudes.

Valentina Lisita (Ucrânia)

Valentina Lisita não tem nenhum pudor de se autointitular “a rainha do Rachmaninoff”, um dos maiores compositores da música clássica mundial. Com delicadeza, potência e controle absoluto da performance, a ucraniana tem por hábito deixar o público deslumbrado.

Às 19 horas, no Igreja dos Carmelitas Descalços.

ASA (Nigéria/França)

A inspiração musical de ASA vem da coleção de músicas do pai, que incluía discos de Fela Kuti, Marvin Gaye, Bob Marley, Aretha Franklin, King Sunny Ade, Miriam Makeba, Diana Ross e Nina Simone. A música de ASA combina elementos de soul, pop, folk e reggae. No início deste ano, lançou o quinto álbum da carreira, ‘V’, com a participação dos rappers Wizkid e Amaarae.

Às 23h55, Largo Amor de Perdição.

  • 24 de setembro

Chiara Santoro & Fabio Centanni (Brasil/Itália)

Chiara Santoro, vozes do canto lírico brasileiro, será acompanhada pelo pianista italiano Fabio Centanni. O duo preparou um repertório com peças de grandes compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Lorenzo Fernandez e Claudio Santoro.

Às 16 horas, na Igreja de São José das Taipas.

Chuva de Poesia

No evento “Chuva de Poesia”, a magia é fazer chover poemas impressos em papéis coloridos do céu, com as palavras de José Saramago, Pier Paolo Pasolini, Jack Kerouac, Agostinho Neto, José Craveirinha, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen e Paulo Mendes Campos.

Às 16 horas, a partir da Livraria Lello.

Mulheres que Fazem Barulho (Portugal)

Nomes femininos do rock português, como Lena D´Água, Ana Deus, Mitó Mendes, Sandra Baptista e Anabela Duarte reúnem-se, para um concerto inédito e exclusivo que marcará o encerramento da exposição “Mulheres que Fazem Barulho - Cenas do Rock Português I”, da Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto.

Às 19h30, no Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Ray Lema (Congo)

Pianista, compositor, arranjador, Ray Lema passeia com genialidade pela música clássica, o jazz e os ritmos populares. No Mimo Porto, presta homenagem a Franco Luambo Makiadi - lendário mago da guitarra congolesa, e ao seu grupo Tout Puissant OK Jazz.

Às 22h30, no Largo Amor de Perdição.

  • 24 e 25 de setembro

“Ponto Final, Ponto Seguido”, com Uyra Sodoma (Brasil)

"Ponto final, ponto seguido", apresentada pela artista indígena Emerson Uýra, pensa e ativa ressurgimentos de vida coberta pelas materialidades e imaginários coloniais - as terras, memórias, águas e florestas que dormem debaixo dos asfaltos.

Sábado às 16 horas e domingo às 17h45, no Jardim da Cordoaria.

Orquestra Voadora (Brasil)

A Orquestra Voadora reúne, todo os anos, mais de cem mil foliões que a seguem por uma das principais avenidas da cidade do Rio de Janeiro, ao ritmo do rock, funk, pop, jazz com os tradicionais frevos, sambas e maracatus. Agora é a vez do público do Mimo.

Sábado às 17 horas, no Palácio de Cristal, e domingo às 15 horas, no Coreto do Jardim da Cordoaria.

  • 23, 24 e 25 de setembro

Casa Comum Amazónia

“Casa Comum Amazónia” é um espetáculo de videomapping, uma colaboração entre os artistas digitais do Brasil e Reino Unido e 10 artistas multidisciplinares da Amazónia de diferentes povos. No Mimo estarão as performers Uýra Sodoma e Rafael Bqueer, a artista visual Roberta Carvalho, o diretor do projeto Renato Rocha e integrantes do estúdio criativo londrino SDNA.

Diversos horários, no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto.