Cultura

Festival Internacional de Folclore celebra há 38 anos a diversidade de culturas

  • Notícia

    Notícia

Itália, México, Espanha, Rússia, Geórgia, França, Eslováquia e, claro, Portugal são os países representados no 38.º Festival Internacional de Folclore do Porto, a decorrer desde o passado fim de semana. Hoje de manhã os grupos participantes foram recebidos na Casa do Infante. Amanhã e no sábado, este encontro de culturas celebra-se no centro da cidade.

Desde 1981 que, de forma ininterrupta, o Rancho Folclórico de Paranhos organiza o festival, chamando ao Porto formações que dão a conhecer as danças, trajes, costumes e tradições dos respetivos países. Foi este multiculturalismo que Catarina Araújo, vereadora da Câmara do Porto com os pelouros da Juventude e Desporto e dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, assinalou na receção aos participantes realizada na Casa do Infante, enaltecendo a entidade organizadora "por todos os anos trazer o melhor folclore do mundo às ruas e praças" da cidade.

O festival tem nesta sexta-feira e no sábado, último dia, os momentos maiores do programa, com atuações à noite na Praça de Gomes Teixeira (vulgo Praça dos Leões) e um desfile pela Praça da Batalha e Rua de Santa Catarina. Conheça os momentos da agenda:

Sexta-feira, 27 de julho

14h30 | Estação de Metro da Trindade: todos os grupos participantes

20h00 | Quinta de São Romão: Noite georgiana

21h30 | Praça dos Leões: Ensemble of Folk Dance "Burgisi of Marsala" (Itália), Ensemble of Folk Dance "Ekonóm" (Eslováquia), Ensemble of Folk Dance "Uzory" (Rússia), Rancho Folclórico de Paranhos (Portugal)

Sábado, 28 de julho

15h00 | Praça da Batalha: Desfile com todos os participantes

17h00 | Igreja de Nossa Senhora da Areosa: Missa Folclórica

21h00 | Quinta de São Romão: Noite francesa

21h30 |Praça dos Leões: Rancho Folclórico de Paranhos (Portugal), Asociación Cultural Traspés (Espanha), Ensemble of Folk Dance "Marula" (Geórgia), Rancho Folclórico de Paranhos da Beira (Portugal), Ensemble Folklorique "Les Troubadours du Mont Royal" (França), Cultura y Tradición Mexicana (México)