Sociedade

Festival IndieJúnior Allianz quer potenciar vocações de cinema entre os mais novos

  • Notícia

    Notícia

Mais de 50 filmes a concurso, programação paralela com oficinas gratuitas, sessões amigas de deficientes auditivos, conversas com realizadores, exposição, debate e baile fazem a 2.ª edição do IndieJúnior Allianz - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que decorre entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro. 

A programação foi hoje revelada em conferência de imprensa no Teatro Rivoli que, juntamente com o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e o Cinema Trindade, receberá as múltiplas atividades do festival coproduzido pela Câmara do Porto. 

Propondo o conhecimento do cinema e, mais importante, "o pensamento sobre o cinema", como apontou o adjunto do presidente da Câmara para a Cultura, Guilherme Blanc, o IndieJúnior Allianz traz seis dias dedicados a apresentar a crianças, jovens e famílias o cinema infantil e juvenil mais criativo e original que se faz pelo mundo fora. O festival, que conta com um reforço orçamental de 2500 euros por parte da autarquia, traz também oportunidades para falar com profissionais do setor, participar em oficinas relacionadas com o universo do cinema e outras atividades que possam estimular a curiosidade e o interesse, pois "queremos que seja potenciador de vocações", afirmou Nuno Sena, da direção do evento.

O responsável - que sublinhou os 14 anos de experiência adquiridos com a realização de um festival idêntico em Lisboa - recordou o sucesso alcançado com a estreia do IndieJúnior Alianz no Porto, no ano passado, quando conquistou mais de 5000 espectadores. Números que a organização pretende ver subir aos 8000 com a nova edição, a qual espera deixe também um importante lastro, pois "os filmes continuam depois de acabar: na cabeça, na imaginação".

Entre curtas e longas metragens recentes de ficção, documentário e animação, são 55 os filmes em competição internacional em diferentes secções, alguns dos quais foram selecionados por alunos de escolas do Porto que fizeram parte da nova iniciativa "Eu programo um festival de cinema", organizada em parceria com o Teatro Municipal do Porto.

No global, o concurso tem três júris: o Oficial, composto pela ilustradora Joana Estrela, a programadora Manuela Lima e o realizador Paulo D'Alva, que atribui o Grande Prémio Longa Metragem e o Grande Prémio Curta Metragem; o Júri Escolas, composto por jovens estudantes de três escolas do Porto, que irá atribuir o Prémio Escolas para Melhor Filme; e o Júri do Público, composto por todos os espectadores e que atribui o Prémio do Público DoctorGummy para Melhor Filme.

Por outro lado, regressa também a secção "O meu primeiro filme", em que três músicos irão apresentar três clássicos do cinema que representaram, na sua infância, a entrada do cinema nas suas vidas: Ana Deus - "Alice no país das maravilhas"; Carlos Tê - "Os gloriosos malucos das máquinas voadoras"; Rui Reininho - "Viagem ao centro da Terra".

A programação paralela contempla ainda a exposição "Expressar... com o cinema de animação", assente em trabalhos produzidos ao longo de vários projetos cinematográficos, realizados por alunos e premiados em festivais internacionais; um debate sobre identidade de género; quatro oficinas sobre criação de história e personagens, simetria/assimetria, luzes/sombras e bullying; e duas sessões com intérprete de língua gestual portuguesa, dedicadas aos "sons" que os filmes têm.

Entretanto, a Reitoria da Universidade do Porto apresenta no próximo sábado uma pré-abertura do IndieJúnior Allianz 2018, numa sessão para toda a família, a partir das 16,30 horas e com acesso livre. Trata-se de uma seleção de oito curtas metragens de animação que compuseram o alinhamento da edição do ano passado.

Pode espreitar aqui em 20 segundos a programação do 2.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. A informação sobre bilhetes e outros detalhes estão todos aqui.