Cultura

Festival Elétrico de regresso ao Parque da Pasteleira

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#jq_festival_eletrico_041.jpg

João Queirós

Dois anos depois, a música eletrónica volta invadir, nos próximos dias 1, 2 e 3 de julho, o Parque da Pasteleira. O festival made in Porto liga o passado e o futuro, através da partilha excêntrica e irreverente da arte da cidade. É um Elétrico, como a própria organização define, que “traz o mundo ao Porto e leva o Porto ao mundo”.

Pelo palco verde do Parque da Pasteleira vão passar 20 artistas, nacionais e internacionais. São 40 horas de música eletrónica, dezenas de atividades espalhadas pelos cinco espaços do recinto: Music, Start, Energy, Art e Kids.

Com o espírito de diversão para toda a família, o festival privilegia as horas de sol e promove uma energia festivaleira diurna. O line-up de artistas corresponde a uma delicada seleção de dj’s e produtores, nacionais e internacionais, dos mais variados nichos do movimento, que cruza os 40 anos de história do fenómeno que tem vindo a conquistar a arte do espetáculo: a música eletrónica de dança.

David Moreira, Floating Points, Francesco Del Garda, Dj Koze, Kruder & Dorfmeister, Raresh são alguns dos artistas e dj’s confirmados, para uma edição do Elétrico aguardada com grande expetativa. À semelhança de edições anteriores, o festival tem também um espaço dedicado a inovação, tecnologia e sustentabilidade. A “nova economia de criadores” é o tema deste ano, que debaterá três grandes áreas: criadores, comunidades e fãs e plataformas, web3 a blockchain e NFTs.

Mas o Elétrico é mais do que um festival de música. O espaço Energia foi um sucesso nas últimas edições e, por esse motivo, é um dos fortes investimentos deste ano, com sessões de meditação, yoga, ecstatic dance e meditação sonora. Haverá Elétrico Art Affair, onde os artistas do Porto poderão divulgar os seus trabalhos e apresentar-se ao público, bem como os performers de street art, que terão oportunidade de partilhar as suas criações, estas ao vivo, pintando as vedações do recinto. A Mupi Gallery é o último espaço de arte e compõe 10 instalações para mostra de peças fotográficas.

O Elétrico é um festival para toda a família e, por isso, as crianças têm o seu espaço próprio, com workshops meditativos e a experiência de pintar murais com Inês Sousa Cardoso Peres, artista visual e terapeuta. Crianças até aos 12 anos não pagam entrada no festival.

Consulte aqui toda a programação do Festival Elétrico.