Cultura

Festival do Vinho Verde começa hoje na Alfândega

  • Notícia

    Notícia

#DR-Vinho_Verde_Wine_fest.jpg

A edição 2018 do Vinho Verde Wine Fest tem "o maior investimento de sempre", assinala a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Na Alfândega do Porto vão estar mais de 300 vinhos em prova, propostos por 33 produtores. O "maior festival de Vinho Verde do Mundo" começa hoje e estende-se até domingo, 15 de julho, integrando workshops, provas sensoriais, encontros de motas e automóveis clássicos, música e ateliers para os mais pequenos, entre outras propostas.

Como informa a entidade organizadora, está preparado um programa de quatro dias "pensado para toda a família".  

Esta edição, a quinta, representa um investimento de 200 mil euros, indica a CVRVV. Conforme destaca o seu presidente, Manuel Pinheiro, ao fim de cinco anos sentiu-se "necessidade de fazer uma aposta maior num evento que é já um marco de Verão no Porto. A cidade e os seus visitantes celebram o Vinho Verde, motivo pelo qual reforçámos o investimento para garantir mais experiências sensoriais e mais diversidade, sem esquecer a qualidade habitual do Vinho Verde Wine Fest".

Os produtores da RVV vão apresentar as novas colheitas e um portefólio de vinhos brancos, tintos, rosados e espumantes, disponíveis em prova e para harmonização com as propostas de seis restaurantes e petiscarias.

Provas sensoriais que "desafiam à descoberta dos aromas e identificação dos diferentes perfis de vinho", harmonizações com queijos e chocolates ou experienciação da versatilidade dos Vinhos Verdes em cocktails exclusivos preparados por um barman profissional são algumas das propostas.

A exemplo das edições anteriores, o VVWF 2018 terá zonas de convívio e lazer, com DJ convidados, passatempos e surpresas prometidas pela organização.

O sábado, dia 14, é especialmente pensado para famílias com crianças que, das 12 às 16 horas, têm acesso gratuito ao evento. Os mais novos poderão participar em ateliês de plantação, provas de aromas e sabores para iniciação à descoberta sensorial, workshops de culinária e outras atividades.

Também para sábado, ao final da manhã, está prevista uma concentração de motos antigas no parque da Alfândega.

No domingo, último dia, passam pela marginal os automóveis clássicos, que se vão concentrar no parque de estacionamento da Alfândega ao longo da manhã.

Outras informações no site do VVWF.