Cultura

Festival Dias da Dança de regresso e em modo presencial

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Aí está a sexta edição do Festival Dias da Dança (DDD), de 19 de abril a 1 de maio, com espetáculos nos municípios da Frente Atlântica – Porto, Gaia e Matosinhos.

Sala cheia no Teatro Rivoli para apresentação da programação da sexta edição do Festival Dias da Dança (DDD), facto sublinhado por todos os intervenientes. Afinal, em 2022, o festival vai voltar a ter público depois de, em 2020, ter sido cancelado, por causa da pandemia, e ter havido uma edição híbrida (online e presencial, ainda que condicionado), em 2021.

“Os termos e significados das palavras, como união e colaboração, ganharam um redobrado sentido nos tempos que atravessamos. Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia tem-no sabido fazer e pôr em prática, em diferentes e relevantes dimensões e momentos”, sublinhou a vereadora com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, que estava acompanhada dos vereadores da Cultura das câmaras de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal, e de Matosinhos, Fernando Rocha.

Catarina Araújo lembrou, a propósito, as palavras proferidas pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na apresentação da edição de 2021, de que o Município tudo continuaria a fazer para que a cidade não atravessasse esse ou qualquer outro período sombrio, “sem que a prática cultural e artística estivessem resguardadas, tratando-as como um bem essencial para melhor ultrapassar os desafios”.

Chegados a 2022, a sexta edição reveste-se de um “lado muito simbólico”: marca o “reencontro com os parceiros, os públicos, os artistas e voltar à vida que o DDD tinha”, tal como sublinhou o diretor artístico do DDD e do Teatro Rivoli, Tiago Guedes.

“O festival tem menos espetáculos este ano, propositadamente, para se poder fazer um trabalho mais em profundidade com os artistas, mais alongado no tempo, com uma relação mais forte também com os artistas que apresentam os seus espetáculos e a área formativa também”, acrescentou.

Alto Patrocínio do Presidente da República

Ao longo de 13 dias serão apresentados 44 espetáculos, entre estreias mundiais e nacionais, com artistas consagrados e novos talentos de diferentes nacionalidades. Num total de 10 palcos e vários espaços públicos no Porto, Matosinhos e Gaia.

Vai contemplar 18 espetáculos em sala, que se desdobram em mais de 40 récitas, chegando algumas destas a outros municípios – Viana do castelo, Leiria, Coimbra e Mértola – que colaboram na iniciativa, através da vertente DDD Links. Há também oito espetáculos em espaços públicos, no âmbito do DDD Out Corpo + Cidade.

No regresso ao presencial voltam as festas e é renovado o compromisso com as conversas e com a oferta formativa promovida pelo DDD Campus, que passa por oficinas, aulas ou residências artísticas.

São 13 dias de certame, espalhados pelo Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre, Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto, pelo Museu de Serralves, o Coliseu do Porto, o Palácio do Bolhão e o espaço Rampa, todos no Porto, mas também o Teatro Municipal Constantino Nery, em Matosinhos, e o Auditório Municipal de Gaia.

O maior festival internacional de dança contemporânea em Portugal é organizado pelo Departamento de Artes Performativas da Ágora - Cultura e Desporto E.M./Câmara Municipal do Porto, coorganizado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Câmara Municipal de Gaia. Conta com o BPI e a Fundação "la Caixa" como mecenas e, este ano e pela primeira vez, com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Os bilhetes já se encontram à venda na bilheteira central do festival, no Teatro Rivoli, e online.