Cultura

Festival Dias da Dança com adesão massiva do público e nova edição marcada para abril de 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Jose_Caldeira_Festival_DDD_2022.JPG

José Caldeira

A 6.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança superou as melhores expectativas ao longo de 13 dias com espetáculos e outras atividades em vários espaços das cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. O festival regressa de 18 a 30 de abril de 2023.

“Este ano marcou o regresso em força do DDD – Festival Dias da Dança depois de dois anos instáveis, marcados pelo contexto pandémico. Em 2022, o público reencontrou um festival mais maduro, com uma missão mais clara e com os olhos postos no futuro. Muitas danças, muitos criadores e muita diversidade couberam nesta edição, que quis ser também uma edição mais inclusiva com espetáculos que ofereciam Interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição”, afirma Tiago Guedes, diretor artístico do DDD e do Teatro Municipal do Porto, que destaca ainda a abrangência do festival e as novas oportunidades criadas: “O DDD OUT - CORPO + CIDADE, organizado em parceria com o balleteatro, teve novas criações; o DDD CAMPUS foi reforçado com uma série de workshops e atividades; o DDD GUESTS apoiou quatro jovens artistas; e o projeto-piloto DDD LINKS levou o festival mais além das suas cidades fundadoras (Porto, Gaia e Matosinhos), num périplo por quatro novos territórios (Coimbra, Viana do Castelo, Leiria e Mértola). A adesão do público foi massiva, com quase todos os espetáculos esgotados, assim como a maior parte dos workshops e atividades.”

Recorde-se que o DDD – Festival Dias da Dança se realizou entre 19 de abril e 1 de maio, em 10 palcos e vários espaços públicos do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Foram apresentados 44 espetáculos, entre estreias mundiais e nacionais, com artistas consagrados e novos talentos.

Ao longo de 13 dias com uma programação intensa, dentro e fora de portas, o DDD contou com cerca de 10 mil espectadores e uma taxa de ocupação de 85 por cento. Trinta e um programadores culturais participaram no festival, oriundos de várias partes do mundo: França, Bélgica, Moçambique, Brasil, Canadá, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Suíça, Finlândia, Espanha e Israel.

Nos workshops, conversas e aulas abertas do DDD CAMPUS, no CAMPUS Paulo Cunha e Silva, contaram com a participação de 150 pessoas.

Ainda no âmbito do projeto piloto DDD Links, no dia 6 de maio, sexta-feira, será possível assistir a “Playground”, de Catarina Campos e Melissa Sousa, no CineTeatro da Mina de São Domingos em Mértola; e “Anda, Diana”, de Diana Niepce, no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Sábado, 7 de maio, o DDD LINKS chega ao fim com “5, 6, 7, 8 and One”, de Martim Pedroso e Marlyn Ortiz, no CineTeatro Marques Duque em Mértola.

O DDD – Festival Dias da Dança regressa de 18 a 30 de abril de 2023.