Cultura

Festival de Santa Cecília junta jovens ao piano de Guilhermina Suggia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

CMP24022024RUIOLIVEIRA00049.jpg

Rui Oliveira

A quarta edição do Festival Internacional de Santa Cecília está de regresso ao Museu Romântico. Até 23 de março, todos os sábados, às 16 horas, jovens talentos vão interpretar obras dos nomes mais marcantes do repertório clássico, ao piano de Guilhermina Suggia. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Santa Cecília, padroeira dos músicos, dá o nome ao evento que se realiza na cidade. Organizado pelo Museu do Porto, com direção artística do Curso de Música Silva Monteiro, o IV Festival Internacional de Santa Cecília resulta da 25.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília, que aconteceu em julho de 2023, na Casa da Música, com o apoio do Município do Porto.

Este concurso acolhe e apresenta, anualmente, o repertório de mais de uma centena de pianistas de todo o mundo.

Programa recheado

Este sábado, dia 2, Jeongro Park, natural de Busan (Coreia do Sul), é o protagonista. Serão interpretadas obras musicais de Schubert, Rachmaninoff, Bizet e Brahms – estes dois últimos com arranjos do próprio músico.

No dia 9, Stella Legras vai interpretar Beethoven (Sonata n.º 2, Op. 2), Chopin (Étude n.º 4, Op. 10, Nocturne n.º 2, Op. 62 e Ballade n.º 2, Op. 38) e Liszt (Transcendental Études n.º 12 Chasse-neige).

O israelita Almog Segal apresentará no sábado, dia 16, um repertório inteiramente dedicado ao influente Chopin, interpretando as obras Mazurka (n.º 2, Op. 63), Polonaise-Fantasie (Op. 61) e Sonata (Op. 58).

O encerramento do IV Festival Internacional de Santa Cecília será encabeçado por Ido Zeev. O pianista, de 26 anos, integrará no programa obras de Debussy (Les soirs illuminés par l’ardeur du charbon), Beethoven (Sonata n.º 31, Op. 110), Rameau (Suite de Pièces de Clavecin) e Scriabin (Sonata n.º 2, Op. 19).