Educação

Festival de cinema nos Estados Unidos rende-se aos pequenos realizadores das escolas do Porto

  • Notícia

    Notícia

Filmes de animação realizados por alunos de escolas básicas da cidade, no âmbito do programa educativo municipal Porto de Crianças, voltaram a dar que falar lá fora. Desta vez, foram acolhidos num festival de cinema nos Estados Unidos (EUA), que se realizou entre os dias 15 e 24 de janeiro, num formato online.

O trabalho de criação artística dos pequenos realizadores das escolas públicas do Porto foi novamente reconhecido internacionalmente. Depois de terem exibido, ainda no final do último ano, vários dos seus filmes em festivais nacionais e estrangeiros - nomeadamente na Grécia, República Checa e Croácia -, foi agora a vez de cinco películas atravessarem o Oceano Atlântico para serem apresentadas no festival de cinema Belmont World Film’s Family Festival (EUA), integrando o programa “Made in Portugal: Short Animated Films By and For Kids”.

Com temáticas que abordam o combate à violência e à discriminação, os cinco filmes selecionados foram realizados por alunos dos 3.º e 4.º anos nas oficinas de Cinema de Animação do CLIA ANILUPA, da Associação de Ludotecas do Porto, que integram a oferta educativa do programa municipal Porto de Crianças - uma presença diária nas escolas do concelho, que oferece experiências de aprendizagem únicas a crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Assentando numa estratégia de enriquecimento de saberes e competências, em complementaridade com os planos curriculares escolares, este programa visa fomentar a aproximação das crianças à cultura, através da interação com artistas de diferentes áreas, numa abordagem entre a educação formal e não formal.