Cultura

Festival DDD traz de volta os Dias da Dança e ganha dimensão internacional

  • Notícia

    Notícia

#JCA_DDD.jpg

O festival anual dedicado à dança contemporânea está de volta a partir de 27 de abril. A segunda edição estende-se até 13 de maio e inclui 32 espetáculos, sendo oito em estreia nacional e sete em estreia absoluta nos palcos dos três municípios da Frente Atlântica.

O Festival DDD, organizado pelo Teatro Municipal do Porto em resultado de uma parceria das câmaras do Porto, Gaia e Matosinhos, envolve desta vez 10 espaços de apresentação nas três cidades e prolonga-se por 17 dias, dando especial atenção ao Dia Mundial da Dança, 29 de abril.

Com mais uma semana de duração do que na edição anterior, alarga assim o espaço conferido a companhias e coreógrafos internacionais e nacionais, intensificando ao fim-de-semana a sua programação, que continua a respeitar um formato com três módulos comunicantes: DDD IN - os espetáculos; DDD Out, que comporta os projetos em espaços públicos; e DDD - Extra, que complementa os espetáculos com um conjunto de masterclasses, workshops, encontros e festas.

Esta edição conta com sete coreógrafos internacionais e, entre os nomes já revelados, estão: Maguy Marin, que apresenta no Rivoli a sua a última criação ,"BiT"; Alain Platel, que traz "Nicht Schlafen" ao Teatro Nacional São João; o coreógrafo italiano Michele Rizzo, que se estreia em Portugal; e Yoann Bourgeois, que fecha os Dias da Dança com "Celui qui Tombe".

A aposta na internacionalização sustenta-se na dança como linguagem universal e acompanha não só o crescente fluxo turístico nas três cidades da Frente Atlântica, mas também a vontade de intensificação de uma rede de contacto entre artistas e programadores nacionais e estrangeiros e seus diversificados públicos. Neste sentido, 20 coreógrafos/companhias nacionais levarão à cena os seus trabalhos, considerando diferentes gerações.

O estímulo do fluxo de públicos entre as três cidades apoia-se nas estruturas e parceiros envolvidos, designadamente os três municípios, o Teatro Municipal do Porto, a Fundação de Serralves, o Teatro Nacional São João, o Balleteatro, a Mala Voadora, o Coliseu do Porto, o Cine-Teatro Constantino Nery, o Armazém 22 e o Teatro do Bolhão.

Outra novidade desta edição é o Ponto de Encontro, que inaugura o remodelado Terceiro Piso do Rivoli enquanto lugar para encontros, refeições leves e festas animadas por DJs convidados.

A programação detalhada do Festival DDD será revelada em breve.