Cultura

Festival Beast celebra cinematografia de Leste com focos na Ucrânia e Montenegro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_festival_beast

DR

A 5.ª edição do festival internacional Beast, dedicado ao cinema da Europa Central e de Leste, está de regresso entre esta quarta-feira e domingo, 21 a 25 de setembro, com foco no Montenegro e um ciclo dedicado à Ucrânia.

A programação completa inclui 28 curtas e médias-metragens na competição oficial, com “aposta em novos trabalhos de realizadores emergentes”, entre ficção, documentário e cinema experimental, revelou a organização.

Fora da competição, a organização terá um foco no Montenegro, com 18 filmes, entre eles a obra de abertura do evento, “A Elegia de Laurel”, de Dusan Kasalica, em estreia nacional.

No regresso à sala em formato presencial, pós pandemia, o certame traz também “muito mais convidados vindos de fora do país, de cineastas estrangeiros a uma equipa mais internacional”, que vem “de todos os lados da Europa de Leste”.

Quanto ao Montenegro, um “país muito recente” desde a independência, em 2006, há um trabalho que vem de 2020, em conjunto com o Montenegro Film Centre, e que visa mostrar “uma nova onda de realizadores” montenegrinos.

A Ucrânia será foco de um programa especial, como homenagem ao país dada a invasão do seu território, movida pela Rússia, com o “Highlight Ukraine!”, composta por “seis cineastas ucranianos talentosos e emergentes” e uma seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Kiev, bem como “Stop-Zemlia”, de Kateryna Gornostai, premiado com o Urso de Cristal no festival de cinema de Berlim em 2021, da autoria de uma realizadora que foi destacada na edição de 2018 do Beast.

Entre outras novidades deste ano está um ciclo dedicado a “representações visuais ‘queer’ da Europa de Leste na história moderna” e uma secção dedicada a “explorar o conceito de ‘lugar’”.

Além dos filmes, o festival contará com oficinas, exposições e conversas na programação. Organizado pela associação cultural Okna, em parceria com a Câmara do Porto, o Beast vai ter sessões no Passos Manuel, no Cinema Trindade, na Casa das Artes, no Espaço Okna e na Livraria Térmita.