Desporto

Festa da Maratona reuniu 12 mil participantes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O queniano Emmanuel Kemboi e a etíope Tejitu Siyum Alemayehu foram os grandes vencedores da 19.ª edição da Maratona do Porto, que se correu na manhã deste domingo, pelas ruas da marginal do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Nem o mau tempo que se fez sentir, em partes da prova, impediram que 12 mil atletas participassem na grande festa do atletismo. O dia que ameaçava ser de grande tempestade foi mesmo presenteado com um sol envergonhado no início do percurso. Para além da maratona decorreu, como é hábito, a Family Race (corrida de 10 quilómetros) e a Fun Race (caminhada de seis quilómetros aberta à participação de pessoas de todas as faixas etárias).

Na prova rainha, o queniano Emmanuel Kemboi foi vencedor da edição deste ano, seguido do compatriota Simion Tarus e do etíope Ashenafi Boja. Na competição feminina, a primeira atleta a cortar a meta foi a etíope Tejitu Siyum Alemayehu, seguida da sua compatriota Sinke Dessie e da queniana Mildred Chepkemei.

Portugueses em destaque

Em relação à participação de atletas portugueses, José Sousa (CA Macedo de Cavaleiros) voltou a ser, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro português a chegar à meta. E no setor feminino a atleta portuguesa mais rápida foi a Laura Silva, terminando a prova na 4.ª posição da classificação geral.

Na entrega de prémios aos vencedores estiveram presentes, entre outros, a vereadora do Desporto, Catarina Araújo, o vice-presidente do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vitor Dias, e o vice-presidente da Federação Portuguesa do Atletismo (FPA), Paulo Bernardo.

A corrida de 10 quilómetros (APO Corrida dos Ossos Saudáveis) foi ganha, no setor masculino, por Miguel Borges (SC Braga), seguido de Nuno Lopes (Vitoria FC) e Ricardo Pereira (EV Peraltafil). No setor feminino, a grande campeã foi Rafaela Fonseca (R.D. Águeda), com Dulce Félix (Benfica) e Maria Carvalho (ADRAP) a ocuparem o segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Este ano, o percurso voltou a unir os três municípios da Frente Atlântica – Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia (após conclusão das obras de reabilitação do tabuleiro inferior da ponte Luís I).