Cultura

Festa da Interculturalidade promove integração de comunidades pela arte

  • Notícia

    Notícia

#mno_rec_estudantes_UP_20.jpg

Miguel Nogueira

Uma tarde dedicada à interculturalidade, onde diferentes culturas vão apresentar momentos de música, dança, canto, moda, entre outras manifestações artísticas na Festa da Interculturalidade. É este o convite deixado pela associação Espaço t para o próximo domingo, 2 de setembro, numa iniciativa que vai acontecer no Largo da Igreja de Sto. Ildefonso (junto à Praça da Batalha), entre as 14,30 e as 19,30 horas.

A festa, que conta com o apoio municipal, através da Porto Lazer, decorre no âmbito do projeto "O Meu País no Teu", que tem vindo a divulgar uma programação disseminadora de arte contemporânea intercultural, apresentando trabalhos de artistas, grupos ou coletividades das mais diversas bases culturais. O projeto, financiado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI), através do Alto Comissariado para as Migrações, possibilita, ainda, a participação e o envolvimento do público em workshops artísticos, realizados periodicamente, dedicados às diferentes expressões artísticas e culturais dos diferentes países presentes nos eventos e exposições.

A iniciativa tem como grande objetivo contribuir para um estreitamento das relações entre as diferentes comunidades residentes em Portugal e vai apresentar danças africanas, latino americanas, canto cigano, musica tradicional portuguesa e africana, canto do Brasil e da Ucrânia, capoeira, desfile de moda com trajes típicos de diferentes países, entre outros.