Sociedade

Festa da Criança com atividades online estende-se por dois dias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_festa_crianca_covelo_14.jpg

Filipa Brito / Arquivo

O tema escolhido pela empresa municipal Ágora é “Presente(s) para o futuro” e as atividades oferecidas procuram refletir sobre o lugar da criança, a sua visão e perspetivas, abordando questões como a ecologia, a igualdade, e os direitos humanos e da criança. O Dia da Criança festeja-se em formato online, no Facebook, nos dias 29 e 30 de maio.

A Festa da Criança começa às 10 horas com um vídeo de abertura. Uma hora despois, é tempo de praticar Ioga Kids e, perto da hora de almoço, Saphir Cristal traz “Prato com Histórias”, onde se procura “descobrir os segredos que encerra a nossa alimentação, contanto as histórias que saltitam com os ingredientes que serão preparados”.

Da parte da tarde, é tempo de arregaçar as mangas e construir um amigo imaginário na oficina ambiental “Natureza a Brincar”. Às 15 horas, começa a “Hora do Conto” com a leitura e encenação do livro “O lápis mágico de Malala”, de Malala Yousafzai.

A Águas e Energia do Porto oferece ainda “Experiências no Pavilhão da Água”, uma ação sobre as histórias, as curiosidades e os segredos existentes no ciclo da água, e o dia de sábado termina com mais uma oficina, desta vez pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, que vai ensinar a construir uma “Caixa das histórias ensarilhadas”.

No domingo, há treino em circuito cardiovascular para todos e a hora de almoço fica, novamente, a cargo do “Prato com Histórias” de Saphir Cristal. As oficinas prosseguem durante a tarde, com o programa “Biodiversidade em casa: Abrir um hotel para insetos” e, pelas Bibliotecas Municipais, “Impressão Artesanal”.

Ao longo do dia, ainda voltam as “Experiências no Pavilhão da Água” e o projeto educativo O Som do Algodão vem festejar com uma estreia exclusiva na Festa da Criança: num misto de poesia e exploração sonora, “Bichos na Barriga – Um itinerário sonoro para destravar a língua” vai ao encontro “da natureza miniaturizada, de pequenos bichos e insetos que habitam a terra e o ar”.

Haverá ainda tempo para sessões de cinema com a apresentação de curtas-metragens realizadas por alunos do 3.º e 4.º anos nas oficinas de Cinema de Animação do CLIA ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto. Do programa fazem parte os filmes “Nuno e a Sereia, “Rosa com Espinhos”, “Um grão em terra estranha” e “A violência não”. O Dia da Criança termina com uma nova oficina do Teatro e Marionetas de Mandrágora, “Histórias com Sombras”.