Sociedade

Fernando Pessoa numa viagem de sentidos pela Igreja dos Clérigos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_spiritus_irmandade_clerigos_ocubo_01.JPG

DR

Assinando sob diferentes heterónimos, Fernando Pessoa escrevia em diversas dimensões. Com ponto de partida no poema de Álvaro de Campos, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, o atelier criativo OCubo vai dar vida a um espetáculo de video mapping inspirado na música, luz e poesia de Pessoa. “Spiritus” inaugura esta quinta-feira, 28 de abril, na Igreja dos Clérigos.

A organização afirma que “esta viagem-aventura segue o desafio do poeta de encarar Deus, ‘seja ele quem for’, como pretexto para exaltar a vida e as sensações, num misto de experiência prazerosa e contemplativa”.

O primeiro espetáculo de video mapping criado para os Clérigos “conjuga o respeito pela sobriedade do templo com a grandiosidade do monumento e a admiração pela obra poética de um dos maiores vultos das letras portuguesas”.

A opção de experiência fica do lado de quem visita a Igreja dos Clérigos: “uma descoberta sensorial explosiva, um espetáculo envolvente ou uma interrogação sobre o sentido da vida”. Ou “tudo isso e algo mais”.

“Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir. / Sentir tudo de todas as maneiras. / Sentir tudo excessivamente” (Álvaro de Campos)

“Spiritus” nasce da criatividade do estúdio OCubo, que já trouxe ao Porto a exposição imersiva sobre as obras de Monet e Klimt, e também transformou o Jardim Botânico num “Magical Garden”.