Política

Fernando Gomes recordado pela Assembleia Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_AM_28_11_2022.jpg

Guilherme Oliveira

Subscrito por todas as bancadas políticas, a Assembleia Municipal aprovou, na noite desta segunda-feira, um voto de pesar pelo desaparecimento de Fernando Gomes. Antigo jogador do FC Porto, “futebolista de eleição, que prestigiou o Porto e Portugal de forma extraordinária”, faleceu neste sábado, aos 66 anos.

Mais do que os sucessos desportivos pelo clube portuense ou em representação da seleção nacional, dos golos que o tornaram o melhor marcador de sempre do FC Porto e o segundo no campeonato português, a proposta lida pelo presidente da Assembleia Municipal destaca “o seu exemplo de elegância em campo e de sentido ético desportivo, hoje qualidades raras que bem importa transmitir às novas gerações”.

A mensagem, aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, recorda como Fernando Gomes “foi um líder em campo e fora dele, aceite e respeitado pelos colegas”. “Por toda a sua qualidade e atitude desportiva granjeou respeito e admiração generalizados no universo do futebol português”, acrescenta.

Os deputados aprovaram, ainda, dois outros votos de pesar: um pelo falecimento do artista plástico Francisco Laranjo, que “marcou sucessivas gerações e deixou uma fortuna artística e crítica de valor internacional”, apresentado em conjunto pelo movimento Rui Moreira: Aqui Há Porto e outro pelo Partido Socialista; e um segundo em memória do “nome que foi incontornável na defesa dos mais desfavorecidos, com um papel imprescindível em prol da integração social”, Ana Maria Pereira, autarca em diferentes órgãos da cidade, apresentado pela bancada socialista.