Educação

FEP e Porto Business School de novo entre as melhores a nível mundial

  • Cláudia Brandão

  • Notícia

    Notícia

#mno_entrevista_recepcao_alunos_FEP_18.jpg

Miguel Nogueira

A Universidade do Porto é – novamente – a “porta-estandarte” da representação nacional no ranking do Eduniversal Best Masters, a lista que, todos os anos, escolhe os melhores programas de formação do mundo. Na edição de 2021, volta o destaque nas áreas de economia e gestão com a Faculdade de Economia (FEP) a contribuir com 10 mestrados, enquanto a Porto Business School (PBS) vê destacados 17 dos seus programas.

No caso da PBS, este reconhecimento acontece já pela 8.ª vez consecutiva, sendo que dez dos programas registaram uma subida de posição numa lista que avaliou mais de 22 mil programas de formação, entre mestrados, pós-graduações e MBAs, em todo o mundo em 50 áreas de estudo. A notoriedade dos programas, o salário do primeiro emprego após a formação e o nível de satisfação dos estudantes foram três critérios principais para a avaliação.

Em estreia no ranking estão as pós-graduações em Gestão de Pessoas e International Business, com o primeiro a entrar diretamente para a 12.ª posição a nível europeu, adianta o Notícias U.Porto. Os dois programas de MBA da escola de negócios também foram distinguidos: o The Magellan MBA na 23.ª posição e, 20 lugares a seguir, o MBA Executivo, que subiu três posições face ao último ranking.

Destaque para quatro programas de pós-graduação a figurar no “top 10” nas suas categorias, nomeadamente Gestão de Operações (3.º), Gestão de Compras e Abastecimento (7.º) e Gestão de Projetos e Gestão do Turismo e Hotelaria (ambas na 8.ª posição). Entre as 20 primeiras a nível mundial, a PBS coloca os programas de Business Intelligence & Analytics (11.º), Comunicação Empresarial e Finanças e Fiscalidade (ambos na 13.ª posição), Digital Business (14.º) e IT Management (16.º lugar).

A presença da Porto Business School no ranking de 2021 da Eduniversal Best Masters não termina sem o reconhecimento das pós-graduações em Direção de Empresas (23.º), Gestão Imobiliária (26.º), Gestão e Direção de Serviços de Saúde (37.º), Análise Financeira (54.º) e, finalmente, Internacionalização (no 67.º lugar da sua categoria).

Por seu lado, a Faculdade de Economia da U.Porto coloca dois dos seus mestrados entre os dez melhores: Gestão Comercial (em 8.º lugar) e Data Analytics (em 9.º), sendo o primeiro uma subida face à edição anterior, e o segundo uma manutenção de posição, sublinha o Notícias U.Porto.

A lista desenrola-se com as subidas dos mestrados em Contabilidade e Controlo de Gestão (19.º), Gestão e Economia de Serviços de Saúde (22.º) e Economia e Gestão Internacional (em 32.º), assim como o mestrado em Economia e Gestão da Inovação (que alcança a 42.º posição).

Os restantes representantes da FEP no ranking são o mestrado em Economia e Gestão do Ambiente (na 20.ª posição), Finance e Marketing (ambos na 24.º) e Economics (que fica no 26.º lugar da lista).

Recorde-se que, já em março, as duas escolas da U.Porto haviam sido acreditadas pela Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), que confere aos seus associados um dos mais altos padrões de qualidade no mundo.

Estes resultados fazem a Universidade do Porto renovar o título de instituição nacional com mais cursos reconhecidos pelo Eduniversal Best Masters Ranking, à frente da Universidade Nova de Lisboa (com 26 programas), numa edição que reúne 5.550 programas de 4.000 escolas e universidade de 154 países.