Sociedade

Feira internacional traz ao Porto representantes dos principais destinos vínicos do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A cidade recebe esta semana (de 20 a 26 de fevereiro) a primeira edição da Wine & Travel Week, feira internacional dedicada à promoção do enoturismo, que junta representantes dos principais destinos vínicos do mundo.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado pela vereadora com o pelouro do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, visitou o recinto da feira, dirigida a profissionais do setor e que ocupou o Centro de Congressos da Alfândega durante dois dias.

Mais de uma centena de compradores internacionais – operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagem – participou em reuniões de negócios com as empresas e os projetos representados na feira, que mostraram a diversidade da oferta de mais de uma dezena de países, tanto da Europa, como das Américas, África e Oceânia. A iniciativa mereceu a cobertura de jornalistas especializados em enoturismo e influenciadores digitais da área dos destinos e viagens de várias nacionalidades.

Para além da feira dirigida a profissionais, a Wine & Travel Week integra vários eventos, nomeadamente um fórum sobre inovação e sustentabilidade (ambos na Alfândega do Porto), um programa de experiências e visitas às regiões turísticas e a Essência do Vinho - Porto 2023 (que abre, esta quinta-feira, ao público no Palácio da Bolsa).

A cidade do Porto é a capital de uma região mundialmente reconhecida pelo movimento vitivinícola, vinhos distinguidos e enoturismo e representante dos vinhos do Douro e Porto e de vinhos verdes na rede internacional das Great Wine Capitals.

De acordo com os dados divulgados pela Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), verificou-se, em 2022, uma retoma dos visitantes nas caves de Vinho do Porto, que receberam 1,09 milhões de pessoas, níveis muito próximos dos anos de 2017 e 2018. No topo dos visitantes estão os portugueses (17,05%), os espanhóis (13,60%) e os franceses (13,26%). Seguem-se os norte-americanos (9,59%), os britânicos (6,95%) e os brasileiros (5,82%).

Por sua vez, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) indica que a Região Demarcada do Douro atingiu 624,5 milhões de euros em vendas de vinhos, o que constitui um recorde nas vendas de vinhos do Douro e Porto.

Também na região dos Vinhos Verdes, em 2022, foi registado um crescimento de 6% nas exportações, até novembro de 2022, segundo dados da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), com mais de 30 milhões de litros a chegar a 117 mercados, entre os quais se destacam os Estados Unidos, Canadá, Brasil e Alemanha.