Economia

Feira dos Passarinhos passa para a Av. Rodrigues de Freitas até julho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_animacao_ruas_pedonais_temporarias_11.JPG

Miguel Nogueira

Numa perspetiva de organização estratégica do espaço público e de dinamização da cidade, a Feira dos Passarinhos, que habitualmente enche a Alameda das Fontainhas nas manhãs de domingo, vai passar para a Avenida Rodrigues de Freitas. A medida estará em vigor entre 23 de maio e 10 de julho e está relacionada com o apoio do município aos divertimentos itinerantes.

O apoio da Câmara do Porto ao setor das diversões itinerantes, que foi fortemente afetado pela pandemia, prevê a ocupação e exploração de três espaços públicos na cidade, nomeadamente as Fontainhas, a Rotunda da Boavista e Lordelo do Ouro, no período de 21 de maio a 30 de junho, obrigando, assim, à deslocação da tradicional feira de comércio de aves.

Além desta alteração, o município acordou a isenção do pagamento das habituais taxas e licenciamentos, no valor de 155 mil euros, garantindo o policiamento dos três espaços identificados durante o seu horário de funcionamento, bem como a infraestruturação elétrica dos locais cedidos até ao valor máximo de 30 mil euros.

A decisão resulta de um protocolo celebrado com as três associações representativas do sector - a Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC), a Associação Portuguesa de Empresas de Diversão (APED) e a Associação Movimento Empresarial dos Itinerantes de Empresas de Diversões e Similares (MEID)

A medida de deslocação temporária da Feira dos Passarinhos aproveita a criação de uma zona pedonal, aos fins de semana, na Avenida Rodrigues de Freitas, aposta que, desde junho de 2020, visa potenciar uma nova experiência e lazer e compras na cidade, além do incentivo para uma mobilidade mais consciente.

A abertura das feiras e mercados não alimentares foi autorizada pelo Município desde o desconfinamento, no início de abril.