Cultura

Sophia de Mello Breyner homenageada na Feira do Livro do Porto este ano

  • Notícia

    Notícia

Sophia de Mello Breyner Andresen será a escritora homenageada e tema central da Feira do Livro do Porto que, este ano, terá lugar entre os dias 1 a 17 de setembro, de novo nos Jardins do Palácio de Cristal. O anúncio foi feito hoje por Rui Moreira, em conferência de imprensa realizada, ao final desta manhã, na Galeria Municipal do Porto, onde esteve presente Miguel Sousa Tavares, filho da escritora homenageada. 

Em torno da obra da escritora portuense será desenvolvido um programa de debates, cinema, performances e atividades para a infância. Miguel Sousa Tavares inaugurará o ciclo de debates a 2 de setembro, logo após o momento de homenagem a Sophia, na Avenida das Tílias.

"A escolha de Sophia de Mello Breyner Andresen enquadra-se nas nossas linhas programáticas para 2017. Este ano, a programação da Cultura, nomeadamente através do Fórum do Futuro, refletirá sobre assuntos que se relacionam com a Era do Antropoceno e com questões que afetam a vida do nosso planeta. São questões absolutamente relevantes na produção artística de hoje e que refletem a vitalidade e intemporalidade da obra de Sophia", - afirmou o presidente da Câmara do Porto.

"Creio que Sophia se iria sentir orgulhosa por esta homenagem acontecer na sua cidade, entre árvores, pássaros e as oportunidades de leitura únicas que a nossa Feira do Livro oferece", destacou ainda Rui Moreira.

MIGUEL SOUSA TAVARES: "É UMA ESCOLHA PROFUNDAMENTE FELIZ"

Para Miguel Sousa Tavares, que confessou acompanhar com "muita atenção e curiosidade a evolução da tradicional Feira do Livro feita ao ar livre para uma espécie de grande festival literário, abrangendo outras artes e tornando-a muito mais atrativa para o público que a visita", a escolha de Sophia como autor homenageado em 2017 é "profundamente feliz, porque entre a minha mãe e a cidade do Porto houve sempre uma grande relação de deve e haver".

O escritor e jornalista considera que o Porto "tem retribuído com grande gratidão aquilo que foi a imensa lealdade e o amor da minha mãe a esta cidade, que está patente em toda a sua obra. Acho sinceramente que o Porto tem sido grato com o legado da minha mãe e com esse amor que ela teve à cidade durante toda a vida".

Aliás, acrescenta ainda Miguel Sousa Tavares, "o Porto tem sabido homenagear os seus Homens de letras e de artes. Teve muitos e tem sabido fazê-los. E eu acho que isso tem que ver com o facto de a cultura ser uma coisa intrínseca às gentes desta cidade. Aqui, a cultura não é uma moda, não é uma tendência, não é um experimentalismo, não é um politicamente correto. É uma atitude sincera. Estou no sítio certo, a minha mãe está no sítio certo para ser homenageada. E eu só tenho que agradecer ao Rui Moreira por ter escolhido a minha mãe e por estar ao lado dele".

Tal como em anos anteriores, a Feira do Livro do Porto contará com uma intensa programação cultural e de animação que inclui debates, cinema, sessões de spoken word, exposições, música, espetáculos e atividades para a infância e juventude, em que participarão nomes fundamentais da literatura e da cultura contemporânea.

Para a Galeria Municipal, cuja programação anual será em breve apresentada, foi já anunciada uma exposição sobre a vida e obra de António Nobre, a propósito dos 150 anos do seu nascimento.

No mesmo espaço terá lugar, também, uma grande exposição que se ancorará na temática dos elementos naturais e no pensamento de Sophia, para a qual serão convidados quatro curadores. A exposição a inaugurará a 1 de setembro, com o arranque da Feira do Livro.

Nesta que será já a quarta edição consecutiva organizada pela Câmara do Porto, o cinema voltará a ocupar um papel relevante. Este ano, o programa será pensado a partir de cinematografias que exploram o Mar, a Terra, a Água e o Ar. Que falam do Universo. E, claro está, de Sophia.

Em 2016, a Feira do Livro do Porto contou com 131 pavilhões, distribuídos por 69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e 8 distribuidoras, registando 17 novas presenças editoriais.

Organizada durante 80 anos pelas associações de editoras, a feira passou em 2014 a ser exclusivamente organizada pela Câmara do Porto, depois de não se ter realizado em 2013. Desde então que passou a ter lugar em setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal.