Cultura

Feira do Livro do Porto já recebeu mais de 112 mil visitas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_FL_dia_1_2022_13.jpg

Porto.

Dez dias desde a sua abertura, a Feira do Livro do Porto já recebeu mais de 112 mil visitas. A decorrer até domingo, 10 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, o festival literário apresenta, em destaque esta terça-feira, às 19 horas, as “lições de MAP” de Ricardo Araújo Pereira, na Concha Acústica.

Até domingo, 108 editoras, livreiros e alfarrabistas mantêm a vasta oferta comercial de livros e a programação ainda tem conversas, concertos, sessões de cinema, humor e atividades para bebés, infantojuvenis e famílias para explorar.

A 10.ª edição da Feira do Livro do Porto homenageia o escritor Manuel António Pina, já eternizado na Avenida das Tílias. No âmbito da sua celebração, um dos destaques mais aguardados desta semana é a proposta de desmistificação do universo literário de Pina, com foco no humor subtil transversal à sua obra, por Ricardo Araújo Pereira - “RAP Dá Lições de MAP”. Esta segunda-feira, o humorista viaja pela obra de Manuel António Pina para demonstrar “como o humor e a poesia podem subtrair peso ao quotidiano, ao mesmo tempo que lhe acrescentam sentido”.

Logo a seguir, no mesmo local, terá lugar o lançamento do livro "Teatro", de Manuel António Pina, com a presença de Maria João Reynaud, João Luiz, Vasco David, Rui Lage e Rui Spranger. O livro reúne, pela primeira vez num só volume, todas as peças teatrais escritas por Manuel António Pina para o Teatro do Pé de Vento, com a chancela da Assírio & Alvim. Segundo os organizadores, João Luiz e Maria João Reynaud, estas peças destacam-se pela inovação e capacidade de romper com estereótipos e convenções.

O festival literário organizado pelo Município do Porto sugere, na próxima quinta-feira, às 22 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), a iniciativa "Afasta de mim o pecado da infelicidade", que faz parte do ciclo poético "Quintas de Leitura".

O evento de celebração da poesia de Manuel António Pina conta com a participação de vários artistas para enaltecer a obra do autor, para quem a poesia era uma "espécie de religião sem fé". O espetáculo é sujeito a levantamento de bilhete no balcão de informações da BMAG, a partir de 1h30 antes do início da sessão e até ao limite da lotação do auditório e terá transmissão no canal de YouTube da Câmara do Porto.

“Dar Corda à Palavra” com Pedro Lamares e Paulo Pires

Na terça-feira, dia 5 de setembro, às 19 horas, na Concha Acústica, será tempo de "Dar Corda à Palavra: Como se desenha uma casa", com leituras de Pedro Lamares e atuação de Rui David. Pedro Lamares, jornalista de formação e músico de vocação, partilha poemas, canções e histórias, acompanhado pela guitarra de Rui David, num encontro de amigos que promete muita emoção.

No dia seguinte, às 19 horas, ainda na Concha Acústica, a iniciativa regressa com “Eugénio de Andrade e os seus Contemporâneos", com leituras do ator Paulo Pires e acompanhamento musical de Emanuela Nicoli na harpa. O final de tarde será, assim, dedicado à poesia e à obra de Eugénio de Andrade, numa homenagem ao poeta que “aprendeu a ser árvore na pequena praça que é Porto”.

Atividades para toda a família

Entre 5 e 7 de setembro, sempre às 15 horas, na Capela Carlos Alberto, vai decorrer o workshop "Escrever também se treina: Conto - Narrativa", com Raquel Patriarca. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, e proporciona aos participantes a oportunidade de explorar a escrita criativa e desenvolver a capacidade de imaginar e transformar o mundo através das palavras.

A Feira do Livro do Porto está aberta de segunda a sexta-feira a partir das 12 horas. Aos fins de semana, os pavilhões abrem às 11 horas. A hora de fecho é às 21 horas entre domingo e quinta-feira e às 22 horas à sexta-feira e ao sábado. Recorde-se que, em 2022, o festival literário recebeu cerca de 130 mil visitas.