Cultura

Feira do Livro do Porto arranca sob o signo de Manuel António Pina nesta sexta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_geral_feira_do_livro_porto_2022_01.JPG

Guilherme Costa Oliveira

Manuel António Pina é o autor homenageado na 10.ª edição da Feira do Livro do Porto, que já faz parte da agenda cultural da cidade. A feira literária está de regresso aos Jardins do Palácio de Cristal e abre portas amanhã, sexta-feira, pelas 12 horas.

Entre 25 de agosto e 10 de setembro são mais de uma centena de editoras, livreiros e alfarrabistas que vão ocupar a Avenida das Tílias. A inauguração da exposição “Pina Germano” e a música de Mafalda Veiga são alguns dos destaques do primeiro dia.

Ao longo das próximas três semanas, em diferentes espaços dos Jardins do Palácio de Cristal vão decorrer 20 conversas, 21 concertos, quatro sessões de cinema, cinco sessões de comédia e 58 atividades para crianças e famílias (programação completa disponível no site do evento).

O que fazer nesta Feira do Livro

De um programa extenso, o programador literário e coordenador desta edição do festival literário, João Gesta, destaca quais os eventos devem constar da lista “o que fazer nesta Feira do Livro”:

1 - UM SÍTIO ONDE POUSAR A CABEÇA
Exibição do documentário de Alberto Serra com realização de Ricardo Espírito Santo
27 de agosto // 15h00 | Auditório da BMAG

Neste documentário, Manuel António Pina revela-se na primeira pessoa, com testemunhos de amigos, familiares e especialistas da sua obra. Desvenda-se o “universo Pina” através de uma narrativa audiovisual que abarca a poesia, a crónica, a literatura para crianças e o teatro.

2 - NEM A POESIA MORRE NEM A GENTE JANTA
Stand-up poetry com Rui Spranger, Isaque Ferreira e Renato Filipe Cardoso
29 de agosto // 18h00| Auditório da BMAG

O coletivo RIR apresenta um novo espetáculo de stand-up poetry, percorrendo, numa viagem fantasmagórica, poemas e textos de autores que não morrem nem saem de cima. Uma espécie de clube dos poemas mortos, que nos recordam que devemos viver cada dia como se fosse o último, porque eventualmente acabamos por acertar no dia.

3 - O CoPo – POESIA DE ENTRETENIMENTO CIENTÍFICO
Perfomance de Paulo Condessa e Nuno Moura
31 de agosto // 21h00| Auditório da BMAG

O CoPo (Paulo Condessa e Nuno Moura) apresentam “Salada de Trutas”. Dois poetas, duas bocas, quatro braços e outras tantas pernas, a dizer poemas em coro sincronizado, contornando os incontornáveis Cesarinys, Adílias, Pinas, e outras trutas do mesmo calibre.

4 - TERRIVELMENTE TEIMO EM ADORAR A LIBERDADE LIVRE
Conversa de Adolfo Luxúria Canibal e Inês Fonseca Santos
1 de setembro // 16h30| Auditório da BMAG

Uma afirmação-sangue de Rimbaud ilumina esta conversa com Adolfo Luxúria Canibal, inflamada por Inês Fonseca Santos. Adolfo falará sobre a sua obra, as suas referências literárias, o sabor do texto, a chama da escrita, o perfume exótico da palavra. Oportunidade única para nos falar ainda sobre “Beat”, a antologia que organizou recentemente, com seleção de textos, traduções, biografias e notas de sua autoria.

5 - O SOM DA PALAVRA
Concerto de JP Simões
1 de setembro // 21h00| Auditório da BMAG

O sal da língua, a ebulição dos sentidos, a eletricidade magnética da palavra. Escritor de canções, que nos enfeitiça com as suas sonoridades desarmantes, diálogos fecundos com a vida. Concerto a solo, radiante e intimista.

6 - A POESIA É FEITA CONTRA TODOS

Conversa de Xullaji e Teresa Coutinho
3 de setembro // 18h00| Auditório da BMAG

O título de um artigo de Herberto Helder, escrito em 1974 na folheca cultural q.b. “& etc” e será o ponto de partida para uma conversa fulminante com o poeta, rapper e ativista Xullaji, impulsionada por Teresa Coutinho, coordenadora do projeto “Clube dos Poetas Vivos”.

7 – FICHEIROS SECRETOS
Conferência por Luís Osório
3 de setembro // 21h00| Auditório da BMAG

O escritor Luís Osório vai ao fundo do baú resgatar alguns dos seus “Ficheiros Secretos”, uma excelente forma de definir o país que somos – um Portugal feito de personagens, desencontros e paradoxos

8 – AFASTA DE MIM O PECADO DA INFELICIDADE

Sessão do ciclo poético “Quintas de Leitura”
7 de setembro // 22h00| Auditório da BMAG

Um recital “movido a vapor pelas cigarrilhas pretas de Manuel António Pina e pela melancolia, autenticidade e exuberante ironia da sua poesia. A sessão contará com o gesto cúmplice e febril de muitos artistas, unidos na intenção maior de celebrar a voz de um fulgente escritor para quem a poesia era “uma espécie de religião sem fé”. Ao canto da noite: João Luís Barreto Guimarães – introito; Ana Zanatti, Francisca Bartilotti, Paula Cortes e José Anjos – leituras; Lucília Monteiro – fotografia; Bruno Soares – música; Pedro Moura – música; Larie _ música; B Fachada – música; João Ricardo Pateiro – performance

9 - A POESIA VAI ACABAR
Conversa de Maria do Rosário Pedreira, Fernando Pinto do Amaral e Raquel Marinho
9 de setembro // 18h00| Auditório da BMAG

Os poetas vão ser colocados em lugares mais úteis como, por exemplo, observadores de pássaros, isto, claro, enquanto os pássaros não acabarem, ironiza Manuel António Pina. O título de um poema de Pina serve de motor a esta conversa, sem rede e sem filtros, entre duas vozes importantes da moderna poesia portuguesa: Maria do Rosário Pedreira e Fernando Pinto do Amaral. Conversa moderada por Raquel Marinho, divulgadora de poesia e coordenadora do projecto “O poema ensina a cair” e leitura de poemas pela diseuse Cristiana Sabino.

10 - DAR CORDA À PALAVRA
Concertos de Filipe Sambado (dia 9) e A Garota Não (dia 10)
9 e 10 de setembro // 19h00| Concha Acústica

Dois projetos desafiantes, distintivos, sonoridades improváveis ao serviço da celebração da palavra. Palavra dita, muitas vezes sussurrada, palavra cantada, resistindo ao silêncio, ao tempo, à ausência, à ignorância, à ignomínia, à opressão. Só a palavra transtorna.