Cultura

Feira do Livro do Porto já abriu nos Jardins do Palácio

  • Notícia

    Notícia

A Feira do Livro do Porto abriu ao meio dia desta sexta-feira. Até dia 22 de setembro o festival literário fica instalado nos Jardins do Palácio de Cristal, numa edição que

homenageia o pensador e ensaísta Eduardo Lourenço. Às bancas de livros associa-se uma vasta programação de acesso gratuito. 

São 130 pavilhões para descobrir - pacientemente - ao longo da Avenida das Tílias, que recebe o certame literário nos próximos 17 dias.

Organizada desde 2014 pela Câmara, o modelo da Feira do Livro do Porto está hoje perfeitamente consolidado e, mais do que um evento onde os livros são protagonistas, afirma-se como uma grande referência no panorama cultural nacional, ao propor um programa que convoca autores de várias nacionalidades, em inúmeras iniciativas capazes de tocar públicos de todas as idades.

Festa, por isso, de convívio para toda a família, oferece todos os equipamentos de suporte para que as horas passadas no "recinto" sejam confortáveis e atrativas, com um significativo espaço de restauração e ainda com atividades amiúde desenvolvidas para entreter os mais novos.

Esta edição é comissariada pelo escritor e argumentista Nuno Artur Silva que, nos debates, sessões de spoken word e lições por si programadas, desafia os convidados a falar sobre os mais variados temas que preocupam o Mundo, tomando precisamente como exemplo o espírito interpelador do homenageado.

Aliás, um dos pontos altos acontece já no sábado dia 7, pelas 17 horas, com a atribuição da tília de homenagem a Eduardo Lourenço, que juntará assim o filósofo às cinco personalidades anteriormente celebradas: Vasco Graça Moura (2014), Agustina Bessa-Luís (2015), Mário Cláudio (2016), Sophia de Mello Breyner Andresen (2017) e José Mário Branco (2018).

Antes disso, na tarde desta sexta-feira e à semelhança dos anos anteriores, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita a Feira do Livro, acompanhado pelo Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Durante as próximas duas semanas, o grande festival literário promove ainda um ciclo de cinema, uma exposição, várias sessões especiais e ainda numerosas oficinas, ações de programa educativo e de animação.

HORÁRIO

Segunda a quinta-feira 12H00-21H30

Sexta-feira 12h00-23h00

Sábado 11h00-23h00

Domingo 11h00-21h30

Consulte o programa completo no Jornal da Feira do Livro do Porto 2019:

- na plataforma Issuu ou através do ficheiro .pdf (descarregável) 

As novidades do evento podem também ser acompanhadas através da página no Facebook.