Cultura

Feira do Livro do Porto abre hoje com mais de 80 expositores e 100 atividades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A partir das 12 horas desta sexta-feira, os Jardins do Palácio de Cristal abrem portas 9.ª edição da Feira do Livro do Porto, promovida pela Câmara do Porto, com uma agenda preenchida de homenagens, lições, concertos, filmes e atividades para toda a família.

Até 11 de setembro, o festival literário acolhe 84 expositores, entre livrarias, editoras e alfarrabistas de todo o país. Em paralelo decorrem mais de 100 atividades, de acesso gratuito, numa agenda repleta de conversas, lições, oficinas, concertos, filmes e atividades para bebés, crianças e jovens.

A poesia é o fio condutor de uma programação que terá como principal homenageada Ana Luísa Amaral, além de uma atenção especial à literatura brasileira, numa ponte que celebra os 200 anos da independência do país.

Enquadrada pela paisagem natural dos jardins e pelas vistas privilegiadas sobre o Rio Douro, a Feira do Livro estende-se por vários espaços do recinto, tendo como epicentro do programa literário o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) e os “palcos” habituais da programação paralela, como os Concertos de Bolso, no Terreiro da Casa do Roseiral, o Porta-Jazz ao Relento, no Lago dos Cavalinhos e ainda a Concha Acústica, onde decorrerão as sessões Palavra Soprada, que contam, com uma intervenção artística, este ano assinada por Franpancispiscapa, também em homenagem a Ana Luísa Amaral.

O público infantojuvenil terá uma atenção especial dentro do programa cultural, com cerca de 50 atividades para bebés, crianças e jovens, entre iniciativas como Oficinas de Ilustração, À volta dos livros, Oficinas de Desenho, Sessões de Contos, Atividades Para Bebés e Para Famílias.

Tendo como mote “Imaginar”, o evento que se assume como um verdadeiro festival cultural presta homenagem a Ana Luísa Amaral, cujo recente desaparecimento marca esta edição. O primeiro fim de semana é inteiramente dedicado a celebrar a vida e obra da poeta, com destaque para o momento simbólico de atribuição da Tília à autora, cerimónia marcada para as 15 horas de sábado, conduzida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Segue-se uma dupla sessão de homenagem, no Auditório da BMAG, com a exibição do filme “Entre dois rios e outras noites”, apresentado por Nuno F. Santos, realizador do documentário, e a Conversa “O som que os versos fazem a abrir”, com Rosa Maria Martelo, Isabel Pires de Lima, Teresa Coutinho, Nuno F. Santos e moderação de Luís Caetano.

Até 11 de setembro, estão prometidos 17 dias de encontros nas mais de 100 atividades de acesso gratuito, entre as quais 46 atividades infantojuvenis, 22 concertos, 11 conversas, nove lições, quatro sessões de cinema e cinco sessões de palavra soprada. A programação subdivide-se em diferentes temas com curadorias de diferentes entidades e criadores da cidade

Os principais destaques programáticos da Feira do Livro do Porto vão, também, poder ser acompanhados através da Rádio Estação, que irá transmitir, a partir do recinto, durante os 17 dias em que decorre o festival, dentro do seu horário de funcionamento, na frequência 97.3FM. A Rádio Estação, um projeto criado pelo Museu da Cidade em 2020, vai transmitir grande parte dos concertos inseridos na programação do evento, acolhendo conversas com os escritores, artistas e outros participantes. Na grelha desta rádio, que está acessível online através do Sítio Invisível do Museu da Cidade somam-se, ao vivo, os concertos Arca, com curadoria da Matéria Prima.

Toda a programação e informações úteis estão disponíveis no site da Feira do Livro.

Informações úteis

Horários de funcionamento:
Segundas a quintas-feiras: das 12h00 às 21h00
Sextas-feiras: 12h00 às 23h00
Sábados: 11h00 às 23h00
Domingos: 11h00 às 21h00

Localização: Jardins do Palácio de Cristal