Cultura

Feira do Livro do Porto 2023 vai celebrar a vida e obra de Manuel António Pina

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Manuel António Pina será o autor a celebrar na edição de 2023 da Feira do Livro do Porto. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Câmara, durante a sessão de homenagem ao escritor e jornalista, desaparecido há dez anos. Durante a sessão, que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Rui Moreira anunciou ainda que João Gesta será o programador e coordenador e Rui Lage o comissário do festival literário, em 2023, que irá decorrer, como habitualmente, nos Jardins do Palácio de Cristal.

“Espero que possamos preparar uma grande Feira do Livro, como têm sido todas, desta vez dedicada a um grande portuense e uma pessoa absolutamente extraordinária”, frisou.

Manuel António Pina junta-se, assim, a um leque de autores homenageados no festival literário, tais como Ana Luísa Amaral, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Leonor de Almeida, José Mário Branco, Júlio Dinis, com a atribuição de uma tília nos Jardins do Palácio de Cristal.

“[Manuel António Pina] era um homem de uma extraordinária sensibilidade, capaz de nos surpreender com o seu entusiasmo, o seu humor fino”, sublinhou Rui Moreira, recordando alguns episódios que o ligaram, pessoalmente, ao escritor e jornalista. Mesmo antes do anúncio da homenagem na Feira do Livro do próximo ano, o presidente da Câmara do Porto leu um poema de Manuel António Pina ("Estarei ainda muito perto da Luz").

Evocação do escritor nos dez anos da sua partida

“A Presença do Mistério: Evocação de Manuel António Pina nos dez anos da sua partida” foi o tema escolhido para a sessão de homenagem que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, durante a qual foi apresentado o ensaio da autoria de Rui Lage, intitulado “A Presença do Mistério: Introdução à Poesia de Manuel António Pina”, editado pela Exclamação.

A iniciativa, organizada pela editora Exclamação e com o apoio do Município do Porto, contou, ainda, com a leitura de poemas do escritor, nomeadamente por parte de Sara Pina (em leitura vídeo-gravada), Ana Pina, João Paulo Costa e Cristina Sabino (estes, de forma presencial), atuações da companhia Pé de Vento (“O Dia das Mentiras”) e d'O Bando dos Gambozinos (“Muito Siso, Pouco Tino, de Certeza é Gambozino”), e uma conversa em torno da obra: “A Presença do Mistério: Introdução à Poesia de Manuel António Pina”, com Rui Lage e Álvaro Magalhães, um dos grandes amigos do homenageado.