Cultura

Feira do Livro despede-se com fim de semana recheado de atividades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_abertura_feira_livro_porto_2022_37.JPG

Filipa Brito

Nas últimas duas semanas, mais de 130 mil visitantes percorreram os Jardins do Palácio de Cristal na Feira do Livro do Porto. O festival literário termina neste domingo, mas até lá ainda há um programa com várias novidades. Destaque para o ciclo “Escrever Brasileiro, em Língua Minha”, que homenageia a cultura brasileira, e a sessão dedicada a Augustina Bessa-Luís, intitulada “Longos Dias Têm Cem Anos”.

Uma das novidades da agenda é uma homenagem a uma das maiores escritoras portuguesas, a portuense Augustina Bessa-Luís. ”Longos Dias Têm Cem Anos” traz ao auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett uma conversa entre Lourença Baldaque e Eduardo Brito, com moderação de Susana Moreira Marques, sobre a vida e obra de Augustina – a paixão pela história, os lugares onde viveu e a sua amizade com artistas e escritores.

Em destaque neste fim de semana estão, também, as sessões “Escrever Brasileiro, em Língua Minha”. O ciclo de Lições celebra a cultura brasileira, a propósito de três acontecimentos especiais: os 200 anos da independência do Brasil, os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo e os 80 anos do músico e letrista Caetano Veloso. Joana Matos Frias convidou três brasileiros radicados em Portugal para refletirem sobre diferentes temas.

Neste sábado, às 11h30, Alva Martinez Teixeiro apresenta “Penas Obscenas”. Nesta sessão estarão em evidência poetas como Rubem Fonseca, Hilda Hilst ou Reinaldo Moraes que, nas suas obras, retratam uma afronta ao corpo social através do enaltecimento, em diferentes tons, do pornográfico ao voyeurista, da volúpia, da lubricidade e da violência, que adquirem um alto valor indagador e crítico a respeito da alienação da sociedade brasileira atual. O obsceno constitui, assim, uma provocadora mutação do princípio nacionalista que preside ao cânone literário brasileiro desde a sua independência.

Luca Argel, músico e escritor, assegura a Lição de domingo, também às 11h30, intitulada “Olha o Dia de Ontem Chegando Canção Popular: Guardiã da Memória”. O tema central desta manhã será a canção popular brasileira e o repositório de memórias coletivas da formação de um país em permanente ebulição social.

Relativamente a conversas, destacem-se ainda três sessões de relevo. A última apresentação de “Bumerangue” recebe Manuel Sobrinho Simões, Laura Castro e Catarina Ginja para uma partilha acerca do retrato de “A Cidade do Porto na Obra do Fotógrafo Bernardino Pires”. Neste sábado, dia 10, a escritora, argumentista e jornalista Filipa Leal conversa com o programador João Gesta. A atriz Emília Silvestre fará a leitura de alguns poemas. No domingo, a sessão de “Poemagens” está à responsabilidade de Inês Lourenço e José Manuel Teixeira da Silva, com o diseur Filipe Cardoso.

A música é presença constante e para este sábado os Concertos de Bolso são partilhados por Nile Valley e João Não. Já Filipe Teixeira Trio atua no fecho do ciclo de espetáculos Porta-Jazz ao Relento. No domingo, o primeiro momento musical, o concerto especial da Orquestra Filarmónica Portuguesa - terá de ser adiado devido às condições meteorológicas previstas para o dia. No entanto, o concerto será reagendado até ao final do ano, tendo em conta a disponibilidade da Orquestra. O fim da música e da programação da feira faz-se ao som de Spoken Word pela interpretação de Adolfo Luxúria Canibal com Marta Abreu e Abril em Branco.

A programação da Feira do Livro do Porto de 2022 conta ainda com sessões e atividades infantojuvenis para desfrutar em família. A programação está toda disponível para consulta www.feiradolivro.porto.pt.

Informações úteis:

Localização: Jardins do Palácio de Cristal

Horários de funcionamento:
Sábado: das 11h às 23h
Domingo: das 11h às 21h

Jornal da Feira do Livro (versão pdf)