Sociedade

Feira do Livro atinge a dimensão ideal e passa a "casar" com outros eventos

  • Notícia

    Notícia

Integração com outros eventos, dimensão estabilizada e variedade de programação para captar novos públicos são os pilares da Feira do Livro  que, na quarta edição organizada pela Câmara do Porto, representa um investimento de 100 mil euros. Começa já na sexta-feira, dia 1, e mostra que atingiu a idade adulta.

"Este é um projeto fundamental para a cidade e vem inscrever os Jardins do Palácio de Cristal como local de lazer para todas as idades", apontou hoje o presidente da Câmara do Porto, em conferência de imprensa sobre a Feira do Livro que decorre entre os dias 1 e 17 de setembro.

Tendo Sophia de Mello Breyner Andresen como homenageada, esta edição apresenta "a dimensão que a Feira deve ter", apontou Rui Moreira, explicando que a estabilização era uma preocupação organizativa. Com um total de 130 pavilhões, reflete também a articulação com outros eventos e a estratégia de "variar anualmente o conjunto de programadores, por forma a procurar novos públicos".

A programação contempla um "festival literário" de que o adjunto para a Cultura, Guilherme Blanc, destacou seis lições comissariadas por Anabela Mota Ribeiro e dedicadas a diferentes autores e obras; duas exposições a inaugurar na Galeria Municipal que, fazendo parte da programação regular deste equipamento, surgem integradas na temática de Sophia de Mello Breyner Andresen e da sua obra; a presença de convidados internacionais nos debates comissariados por José Eduardo Agualusa; o ciclo de cinema internacional e de arquivo; um workshop de escrita criativa com Gonçalo M. Tavares; e as sessões de spoken word com que "iremos percorrer efemérides literárias de importância para a cidade".

Paralelamente, a vertente de animação apresenta conteúdos e horários variados ao longo de todo o dia, conforme referiu o administrador da Porto Lazer, Nuno Lemos, destacando que haverá desde dança clássica e contemporânea até instalações que estabelecem a relação com a obra de Sophia. Além disso, este programa de exterior não ficará limitado à Concha Acústica, preenchendo vários locais do recinto.

A programação completa está no Jornal da Feira do Livro do Porto 2017.
As novidades do evento podem também ser acompanhadas através da página no facebook.