Inovação

FC Porto e Bayern de Munique alinham pela equipa da inovação na mobilidade e ambiente

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Adversários dentro das quatro linhas, o FC Porto e o FC Bayern de Munique são aliados no campo da inovação. Os dois clubes vestem a camisola do projeto europeu GEMINI, que pretende desenvolver soluções inovadoras para melhorar a gestão dos grandes jogos de futebol em ambos os estádios – Dragão e Allianz Arena – por forma a reduzir o impacto na mobilidade, segurança e ambiente.

Para o pontapé de saída da iniciativa, coordenada pela Porto Digital, várias entidades da mobilidade, ambiente, segurança, inovação e tecnologia da cidade juntaram-se no Estádio do Dragão para, em conjunto, identificarem um modelo de gestão integrada da mobilidade em torno daquele equipamento desportivo, nos dias de grandes eventos.

O resultado final deverá trazer uma melhor circulação na zona, assim como um impacto positivo a nível ambiental, contribuindo para atingir a neutralidade carbónica.

O vice-presidente da Câmara sublinhou “a importância deste alinhamento na fase inicial do projeto”. Filipe Araújo, que é, igualmente, responsável pela Inovação e Transição Digital e pelo Ambiente e Transição Climática, considera que a reunião “vem criar espaço para que os parceiros e envolvidos sejam ouvidos, pois só assim teremos condições para alcançar o melhor resultado possível”.

Entre as soluções a considerar encontram-se serviços de mobilidade partilhada para complementar os já existentes na cidade através de serviços integrados de bilhética ou pagamento em transportes públicos, ridesharing e on/off street parking.

Em cima da mesa estão vários cenários de mobilidade urbana que integram veículos particulares, novos serviços de mobilidade partilhada e micromobilidade (ridesharing, bikesharing).

Outro piloto com objetivos semelhantes será desenvolvido na cidade de Munique, em torno da Allianz Arena, “casa” do FC Bayern Munich. O projeto piloto permitirá, no futuro, replicar modelos e soluções para outros eventos de grande dimensão a acontecer em ambas as cidades.

Com conclusão prevista para novembro de 2026, o GEMINI conta com um investimento elegível superior a 12 milhões de euros, financiado pelo Horizon Europe.

O projeto, do qual fazem parte 43 parceiros, pretende contribuir para acelerar o progresso em direção à neutralidade climática, reforçando uma mudança modal por meio da demonstração e adoção de novos serviços de mobilidade partilhada, modos de transporte ativos e micromobilidade e a sua integração com o transporte público em serviços MaaS (Mobility as a Service) de nova geração.

Desenvolvendo modelos de negócio sustentáveis para novos serviços de mobilidade, o GEMINI vai criar Mobility Living Labs em mais sete cidades europeias. Além do Porto, as comunidades locais de Amesterdão, Copenhaga, Helsínquia, Liubliana, Munique, Paris e Turim serão envolvidas na cocriação, desenvolvimento e adoção de soluções de mobilidade inovadoras e promissoras com impacto significativo, tendo em conta a aceitação por parte dos utilizadores, sustentabilidade e viabilidade financeira.