Ambiente

FC Porto aposta na transição energética e reforça compromisso com o Pacto do Porto para o Clima

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_estadio_dragao.jpg

Miguel Nogueira

O FC Porto, um dos mais de 300 subscritores da iniciativa Pacto do Porto para o Clima, prepara o desenvolvimento de um projeto para a criação de duas Comunidades de Energia Renovável, no Estádio do Dragão e no Centro de Treinos do Olival, bem como a disponibilização de soluções de carregamento de veículos elétricos.

Estas iniciativas demonstram o empenho do emblema da Invicta em contribuir para a causa da neutralidade carbónica até 2030, um dos objetivos máximos do Pacto do Porto para o Clima, iniciativa do município do Porto.

A parceria firmada com a Green Volt prevê, só na cidade do Porto, a criação de Comunidades de Energia Renovável, cujos membros produtores iniciais serão o Pavilhão Dragão Arena e a Piscina de Campanhã, que irão autoconsumir a produção gerada pelos 1.043 painéis solares fotovoltaicos e partilhá-la com o Estádio do Dragão, a Casa do Dragão e o Vitalis Park (Constituição). Esta unidade terá uma capacidade de 568 kWh e permitirá gerar 778 MWh anualmente.

No cômputo global, na “Comunidade Estádio do Dragão” e na “Comunidade Centro de Treinos FC Porto Olival” serão instalados mais de 2 mil painéis solares com uma capacidade combinada de cerca de 1.170 kWh, que irão gerar mais de 1.500 MWh/ ano. O recurso a esta energia limpa permitirá ao FC Porto reduzir as emissões de CO2 em 420 Ton/ano, o equivalente à plantação de quase 20 mil árvores.

Esta parceria engloba, também, a disponibilização de 22 carregadores que permitirão descarbonizar a frota automóvel.

Município lidera pelo exemplo

O Município do Porto tem, atualmente, em marcha uma série de medidas que passam pelo reforço dos espaços verdes, a aposta na produção e partilha de energia renovável, incremento da mobilidade sustentável, aumento da eficiência do edificado, a promoção da poupança energética, investimento em iluminação LED inteligente, e uma maior circularidade.

Recorde-se que algumas das mais reputadas instituições e organizações empresariais da cidade e da região, como a Altice, Bial, Boavista Futebol Clube, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Centro Hospitalar Universitário São João, EDP, Federação Académica do Porto, Futebol Clube do Porto, GALP, Jerónimo Martins, Museu Soares dos Reis, NOS, Politécnico do Porto, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Serralves, SONAE, STCP, Universidade do Porto, entre muitas outras, já subscreveram este compromisso da neutralidade carbónica.