Desporto

FC Foz recebido como campeão nos Paços do Concelho

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

É uma equipa de futebol não profissional, milita nos distritais da Associação de Futebol do Porto (AFP), mas nem por isso deixou de ser recebida, esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, como campeã, depois de ter conquistado a Taça da Associação de Futebol do Porto. Desta forma, o FC Foz garantiu a possibilidade do clube conseguir uma vaga para a edição 2023/24 da Taça de Portugal.

"Diz o ditado que quem corre por gosto não cansa. Mas sabemos que, no vosso caso específico – e de outros clubes que não estão abrangidos pelos milhões do futebol –, disputar uma competição distrital é um esforço louvável!", assinalou o presidente da Câmara, frisando que esta “é a prova de um verdadeiro amor à camisola e ao futebol.

"Por tudo isto, para nós, vocês já eram campeões antes mesmo desta importante conquista", acrescentou Rui Moreira, dirigindo-se aos jogadores: "Se todo o vosso esforço é de enaltecer, merece redobrado aplauso esta vitória histórica na Taça da Associação de Futebol do Porto – um título que encheria de orgulho o grupo de adolescentes que há 89 anos fundou o Futebol Clube da Foz".

Por isso, disse, "todos estão de parabéns: do veterano capitão Alberto Bessa, há 25 anos a vestir de preto e branco, ao jovem Luís Cunha, eleito o melhor jogador da final, passando pelo treinador Pedro Fonseca, que não quis treinar penaltis porque sempre acreditou que os iam marcar", sem esquecer a direção do clube, presidida por Eduardo Avides Moreira, "um líder ambicioso, mas ciente da importância de um crescimento sustentado do clube".

Investimento no Campo da Ervilha

Confessando que foi no Campo da Ervilha que deu os primeiros chutos numa bola e onde marcou "alguns golos, porque já, então, era alto", o presidente da Câmara deixou uma palavra de elogio aos adeptos do "Foz". Para quem esteve no estádio das Laranjeiras (Paredes, onde se disputou a final), ou viu as imagens, "não pôde deixar de se arrepiar com a torcida do FC Foz, onde estavam muito dos mais de 300 atletas da formação do clube. O município do Porto quer não apenas homenagear o FC Foz pelo troféu alcançado, mas reforçar o nosso compromisso de apoio ao clube".

E, neste particular, o presidente da Câmara do Porto lembrou "o recente investimento no novo relvado do Campo da Ervilha ou o desenvolvimento de novas valências desportivas no futuro parque urbano municipal".

"O desejo antigo do Futebol Clube da Foz – o de ter um campo próprio com as medidas regulamentares – está mais perto de se tornar realidade, desde que foi aprovada a proposta de aquisição de um terreno na zona", garantiu Rui Moreira, reforçando que "ali nascerá uma infraestrutura à altura das vossas ambições, onde esperamos que prossigam esta rota de sucesso".

Alento para o futuro

A cerimónia, que contou também com a presença da vereadora do Desporto e Juventude, Catarina Araújo, e de outros elementos da vereação, do presidente da Assembleia Municipal e do presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, incluiu a entrega, por parte de Rui Moreira, de um troféu de homenagem ao plantel e ao clube pela conquista do troféu. Uma réplica da Taça da AFP foi entregue, por seu turno, ao presidente da Câmara pelo líder da associação, José Manuel Neves, bem como um quadro com a fotografia da equipa, oferecido pelo presidente do FC Foz, Eduardo Avides Moreira.

O presidente do "Foz" mostrou-se sensibilizado pela homenagem feita pela autarquia. "Não é todos os dias que vemos cá um clube que milita nas divisões distritais da Associação de Futebol do Porto e é de enaltecer esta receção, que nos deixa um orgulho muito grande e nos dá muito alento para o nosso trabalho".

"A vitória na taça é muito importante na história do FC Foz, é uma competição extremamente complicada, entraram em prova 143 equipas, o sorteio não nos foi nada favorável, mas conseguimos ultrapassar todos os obstáculos. Por tudo isso, é uma vitória brilhante que ficará para sempre na história do clube", afirmou Eduardo Avides Moreira.

Investimentos municipais em vários clubes da cidade

Também para o presidente da Associação de Futebol do Porto, "este passo, que o Município do Porto deu ao receber este clube vencedor da prova rainha da Associação de Futebol do Porto, é um incentivo a todos os nossos filiados para que, amanhã, também eles queiram estar nesta montra. Mas foi também uma forma de dar visibilidade ao futebol distrital e amador", afirmou.

José Manuel Neves não deixou de recordar os investimentos que o Município do Porto está a fazer, atualmente, em vários clubes da cidade. "Várias infraestruturas estão para se concretizar na cidade do Porto e isso é uma excelente notícia. O novo complexo do Sporting Clube da Cruz está a ficar concluído, segue-se o Campo da Ervilha, o Campo do Desportivo de Portugal e são boas notícias para todos nós".

"Significa que tendencialmente, as condições dos nossos clubes estão a alterar-se positivamente, o que é muito bom para a associação e para todos nós, para o tecido do futebol distrital e amador", acrescentou o líder da AFP, que não deixou também de enaltecer o importante papel exercido pela autarquia para a construção, na cidade (zona de Ramalde), da futura Academia da Associação de Futebol do Porto.