FBAUP ajuda o Louvre a assinalar 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci
Notícia

O único desenho de Leonardo Da Vinci existente em Portugal pertence à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e vai ser emprestado ao
Museu do Louvre, em Paris.O museu mais visitado do mundo, que só no ano passado atraiu mais de 10 milhões de pessoas, vai assinalar no próximo outono os 500 anos da morte do que é tido com o maior génio de sempre e contará com "Rapariga lavando os pés a uma criança" que o mestre italiano da Renascença desenhou em 1483.
Este desenho (185 x 114 mm) terá chegado ao Porto no século XIX e integra a Coleção de Desenho Antigo da FBAUP, tendo estado recentemente emprestado ao Teylers Museum de Haarlem, na Holanda.
Leonardo Da Vinci (15 de abril de 1452/2 de maio de 1519) foi um multifacetado artista (pintor, escultor, poeta, músico), inventor e cientista, anatomista, botânico, matemático, arquiteto, engenheiro. São da sua autoria obras tão conhecidas como "Mona Lisa" (ou "Gioconda", que está no Louvre)" e "A última ceia" (que está em Milão) e estudos como "O homem vitruviano" e vários modelos de máquinas voadoras. Pintou também "A Virgem dos Rochedos" em duas versões (uma está no Louvre e outra na National Gallery de Londres) e "Salvator Mundi", que é a obra de arte mais cara de sempre e foi adquirida por um príncipe saudita por 450 milhões de dólares.
O desenho "Rapariga lavando os pés a uma criança" está avaliado em cerca de um milhão de euros.