Cultura

Favela Discos apresenta novas composições a partir do arquivo da Fonoteca Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_mantra_de_retalhos_01.JPG

Renato Cruz Santos

Após um ano de recolha de trechos de discos que integram o acervo da Fonoteca Municipal do Porto, o coletivo Favela Discos apresenta agora o primeiro de oito episódios do podcast "Mantra de Retalhos".

Neste episódio inaugural, "Areias Movediças", Nuno Oliveira e Rita Laranja, membros deste coletivo de artistas e músicos sediado no Porto, levam-nos "às profundezas do tempo, através da música ritualística, religiosa e tradicional, ecos de um templo ancestral que se afunda na areia".

O registo já está disponível online. Mensalmente serão lançadas as restantes composições sonoras, nascidas da sobreposição de samples recolhidos de quase duas centenas de discos.

"Sem discriminação estilística e de origem", estas composições, totalmente novas, são o resultado da remistura de registos tão diversos como "concursos de bandas de marcha, recolhas de música tradicional portuguesa e do mundo, música clássica antiga, moderna e contemporânea, discos do Tony Carreira e discursos e poemas do Papa João Paulo II", refere Nuno Oliveira.

Ao longo dos oitos episódios, podem então esperar-se sonoridades "do mais pop ao mais abstrato", que colocam "em confronto as diferentes realidades das gravações, criando jogos entre instrumentos, vozes, timbres e signos, que são coisas mais gerais à música, e também juntando-lhes uma camada de jogos de tempo, degradação, tecnologia, política, e simbologia, inerentes a este processo de remistura de pedaços de arquivo".