Educação

Fase municipal do Concurso Nacional de Leitura foi disputada por 67 alunos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_concurso_nacional_de_leitura.jpg

DR

A fase municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorreu este ano numa edição online. A prova escrita foi realizada por 67 concorrentes dos diferentes níveis escolares, representantes de 11 estabelecimentos de ensino público e privado do Porto.

Os livros selecionados para leitura na fase municipal foram todos assinados pelo escritor portuense Álvaro Magalhães. “Contos da Mata dos Medos” para o 1.º ciclo do ensino básico (CEB); “O estranhão” para o 2.º CEB; “O Rapaz dos Sapatos Prateados” para o 3.º CEB; e “O Último Grimm”, para o ensino secundário.

A organização e coordenação desta fase municipal estiveram a cargo da Câmara do Porto, em estreita articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. Do júri fez parte o escritor homenageado, Álvaro Magalhães, o vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, e a chefe de divisão municipal das Bibliotecas, Inês Vila.

Presente na sessão que decorreu no início desta semana, o autor assinalou antes do arranque da prova que todos os alunos participantes já eram vencedores. Também Fernando Paulo quis deixar uma palavra aos concorrentes: “Precisamos de livros, de leitura, de experiências, de viajar e a leitura contém esse poder mágico, de permitir ir a todo o lado, sem sair do lugar”, afirmou o vereador, sinalizando que mesmo nestas circunstâncias, a educação e a cultura continuam a acontecer em diferentes palcos da cidade à distância de um clique.

A próxima fase do Concurso Nacional de Leitura abre-se à Área Metropolitana do Porto, e é organizada pela Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, no dia 22 de abril.

O Concurso Nacional de Leitura é uma celebração da língua portuguesa e da literatura universal, tendo como objetivo central estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

Envolve uma ampla rede de parceiros institucionais, designadamente o Plano Nacional de Leitura/Ler+, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, o Instituto Camões, a Direção-Geral da Administração Escolar e a Rádio Televisão Portuguesa.

Nesta edição, o Município do Porto registou a participação de 11 estabelecimentos de ensino, a maior parte agrupamentos de escola do ensino público: António Nobre, Aurélia de Sousa, Carolina Michaëlis, Cerco do Porto, Clara de Resende, Infante D. Henrique, Leonardo Coimbra – Filho, Rodrigues de Freitas, Viso, Escola Secundária Filipa de Vilhena e CLIP – Colégio Luso-Internacional do Porto.

Os vencedores da fase municipal são:

1.º CEB
1.º Francisca Koehler - EB Bom Sucesso
2.º Catarina Nóbrega - EB JI Torrinha
3.º Mariana Vaz - CE Antas

2.º CEB
1.º Inês Mendonça - CLIP
2.º Francisca Sampaio - CLIP
3.º Carolina Ribeiro – EBS Cerco

3.º CEB
1.º Camila Ribeiro - EBS Carolina Michäelis
2.º Marta Silva - EBS Clara de Resende
3.º Helena Samões - EBS Clara de Resende

ES
1.º Rita Soares - EBS Carolina Michäelis
2.º Laura Boettcher - CLIP
3.º Leonor Campos - EBS Cerco