Sociedade

Farturas, matraquilhos e carrinhos de choque animam Jardim do Calém

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

Não há duas sem três. E no Porto há três espaços que marcam o reinício da atividade do setor das diversões itinerantes, tão fustigado pela pandemia. Além da Rotunda da Boavista e das Fontainhas, também o Jardim do Calém, na zona da Foz do Douro, se junta à festa que, embora ainda não seja este ano aquela que todos gostariam, assinala o mês do santo mais querido dos portuenses: São João.

Se todos são santos, não levará a mal Nossa Senhora da Vandoma, a santa padroeira da cidade do Porto, que São João lhe tire o protagonismo. Assim sendo, também não se apoquentará o santo que a festa em sua honra se faça, em 2021, conforme se pode, sobretudo com o intuito de, dentro das regras sanitárias vigentes, dar vida a um setor que pedia água benta para sobreviver a mais de um ano sem qualquer atividade.

No início de maio, a Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, um apoio de cerca de 200 mil euros aos empresários dos divertimentos itinerantes, revertidos nas isenções das habituais taxas e licenciamentos, além da garantia municipal do policiamento dos três espaços, bem como da infraestruturação elétrica. O protocolo foi entretanto assinado com três associações representantes do setor: Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC), Associação Portuguesa de Empresas de Diversão (APED) e Associação Movimento Empresarial.

Na recente visita que fez ao Jardim do Calém, um dos três locais que, durante as próximas semanas, é ponto de passagem obrigatória para quem gosta de festas populares, Rui Moreira fez-se acompanhar pela vereadora Catarina Araújo, que também preside à Ágora (empresa municipal responsável por articular, com os empresários, a montagem dos recintos), e por Sofia Maia, presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

No local, tiveram oportunidade de falar com alguns feirantes que transmitiram que a adesão da população tem sido positiva e que só precisavam de ter mais oportunidades como esta, para não deixar esmorecer aquela que é a sua temporada de trabalho mais concorrida.

Os Fun Parks, montados com o apoio da Câmara do Porto, seguem um rigoroso plano aprovado pela Direção-Geral da Saúde. Desde a vedação dos locais, ao álcool-gel e à medição de temperatura à entrada, a lotação do espaço, o policiamento e a limpeza sistemática dos equipamentos, está garantida.