Economia

Farfetch instala-se na Boavista com mais de meio milhar de colaboradores

  • Notícia

    Notícia

A Farfetch acaba de inaugurar os seus escritórios no renovado Boavista Office Center, localizado no Foco. Grande parte da operação da plataforma líder global para a indústria da moda de luxo fica instalada na cidade do Porto, com uma equipa superior a 500 pessoas.

O primeiro "unicórnio" fundado por um português e primeira empresa nacional a entrar na bolsa de Nova Iorque escolheu a Invicta para instalar os serviços das áreas financeira, fiscal, jurídica, operacional, de apoio ao cliente e de recursos humanos.

A inauguração oficial das instalações decorreu na tarde desta quinta-feira e foi conduzida por Luís Teixeira, general manager da Farfetch em Portugal, e por Cipriano Sousa, chief technology officer (CTO) da Farfetch. Entre os convidados da "visita guiada" estavam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, o vice-presidente da Câmara do Porto e vereador para as áreas do Ambiente e Inovação, Filipe Araújo, o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, Roberto Centeno, sócio-fundador da Atitlan, e Nuno Barroca, empresário e vice-presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim.

É ao longo de vários pisos do edifício desenhado pelo arquiteto Agostinho Ricca, em coautoria com João Serôdio e Magalhães Carneiro, que se distribuem os diferentes setores operacionais, numa área superior a 8.000 metros quadrados. No interior, a Farfetch quis também deixar vincado o seu ADN português com intervenções artísticas do renomado Vhils.

Para Rui Moreira, que interveio durante a inauguração, a Farfetch é mais uma demonstração da forma como o Porto se deve posicionar, enquanto um centro destacado de competências e negócios competitivo, motor da economia da Região Norte, exemplo de inovação, do investimento e de empreendedorismo. Em suma, "um Porto de Talento", sintetizou.

O processo de instalação foi de resto acompanhado pelo Município, através da InvestPorto, tendo o presidente da Câmara destacado a importância deste investimento na cidade.

Invest Porto já apoiou mais de 300 projetos

Ao longo dos últimos anos, a InvestPorto apoiou cerca de 310 projetos, 300 dos quais representam novas intenções de investimento. Os investimentos internacionais representam 60% dos projetos apoiados, provenientes de mais de 30 países, o que reflete o crescente reconhecimento da cidade pelo seu ecossistema empreendedor, pelo contexto tecnológico e, sobretudo, pelo talento dos seus recursos.

No início desta semana, mais duas grandes empresas reforçaram a aposta na cidade. Resultado da joint venture (aliança) entre a Critical Software e a BMW vai nascer um hub tecnológico na Baixa, com capacidade para acolher mais de 500 quadros especializados.