Educação

FAP lança hoje as Tomorrow Summit Talks para discutir os 10 desafios tecnológicos da próxima década

  • Notícia

    Notícia

#fib_formacao_online.jpg

Filipa Brito

A Federação Académica do Porto (FAP) começa, neste mês de junho, a preparar a terceira edição da Tomorrow Summit. A iniciativa, que este ano assumirá exclusivamente o formato online, só acontece em novembro, mas a partir das 22 horas desta terça-feira será dado o arranque para a discussão sobre "o amanhã" e o futuro na próxima década na primeira sessão das Tomorrow Summit Talks, emitida no Facebook da FAP. 

Será este o primeiro ato da Tomorrow Summit 2020, iniciativa inovadora organizada pela FAP que se propõe discutir o papel do humano e da máquina no planeta e debater 10 desafios tecnológicos da próxima década.

Enquanto os dias 25, 26 e 27 de novembro não chegam, a Federação Académica do Porto preparou um ciclo de webinars, denominado "Tomorrow Summit Talks", com transmissão em direto nas redes sociais da FAP, ao longo do mês de junho. Cada sessão tem uma duração aproximada de 30 minutos e a primeira decorre já esta noite, a partir das 22 horas.

Para esta estreia, é convidado Pedro Duarte, Legal & Corporate Affairs Director da Microsoft Portugal, que incidirá a sua intervenção sobre as "E-skills", características cada vez mais fundamentais no mercado de trabalho. A moderação do debate é assegurada pelo presidente da FAP, Marco Alves Teixeira.

Tomorrow Summit 2020

A evolução para o novo formato, inteiramente online e pioneiro entre o modelo "Summit", surge para dar uma resposta à situação atual em que vivemos, "procurando tirar partido dos novos hábitos de utilização de ferramentas tecnológicas e da capacidade de envolver um maior número de pessoas na discussão dos 10 desafios tecnológicos da próxima década, nomeadamente E-skills, Inteligência Artificial, Mercado Digital Único, Empreendedorismo, Indústria 4.0, Ética Digital, Criatividade Aumentada, Saúde Digital, Sustentabilidade e Smart Cities", assinala a FAP em comunicado.

Assim, a Tomorrow Summit 2020 vai realizar-se através de uma plataforma virtual (tomorrowsummit.fap.pt) que constituirá um espaço único de participação, discussão e aprendizagem, mas também uma oportunidade para a construção e apresentação de ideias e soluções para transformar o mundo.

A plataforma irá integrar um ecossistema de inovação, investigação e tecnologia, através da interligação digital entre a academia, investigadores, empreendedores, investidores, empresários e decisores políticos.

Durante o evento serão convidados vários especialistas nacionais e internacionais para participarem em conferências, com a participação dos utilizadores em real time. Os utilizadores poderão também assistir e participar, através de salas virtuais, em sessões de workshops e meetups temáticos.

Haverá também um espaço dedicado ao empreendedorismo e ao setor empresarial, onde os empreendedores e startups terão à sua disposição um canal de network virtual onde poderão expor a suas ideias/soluções tecnologias e contactar directamente com investidores e empresários. Simultaneamente poderão também encontrar um espaço dedicado ao mentoring empresarial, com a realização de sessões virtuais com empresários e investidores de referência.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Federação Académica do Porto assume a investigação, inovação e desenvolvimento tecnológico como prioridade para o debate público, contribuído desta forma para uma geração e um território mais bem preparado para o "amanhã".

+ info: Tomorrow Summit 2020