Cultura

Fantasporto celebra 38 anos com a conquista de maior prestígio internacional

  • Notícia

    Notícia

A festa do cinema está de volta a 20 de fevereiro para celebrar 38 anos. Sob o tema "Grande Cinema do Mundo", vai debater a ética, homenagear Lauro António e trazer ao Rivoli uma seleção de quase 120 filmes de mais de 60 países, numa adesão que é vista como reforço do prestígio mundial que o Fantas tem vindo a conquistar. 

O aumento do número de inscrições para 609 e dos países representados para 60 evidencia "um crescimento brutal" do reconhecimento internacional do Fantasporto, segundo afirmou hoje Mário Dorminsky, na conferência de imprensa de apresentação do evento.

O cofundador do festival, juntamente com Beatriz Pacheco Pereira, acrescentou como provas da importância crescente do Fantas a inclusão nas listas de revistas que são referência mundial na área do cinema. É o caso da "Variety" (que põe o festival português entre os 25 maiores do mundo), da "Moviemaker" (que o posiciona entre os 50 maiores) e de outras que o apontam como um dos 10 mais importantes e imperdíveis de cinema independente ou um dos dois melhores do mundo na vertente do fantástico.

Lamentando não encontrar em Portugal correspondência para esse reconhecimento que o Fantas tem no estrangeiro, Dorminsky apontou que a 38.ª edição do festival tem "o orçamento mais baixo de sempre", mas disse apenas ser inferior a 100 mil euros. Recusou entrar em detalhes por uma questão de "dignidade" e de imagem relacionada com as negociações internacionais, exemplificando que o festival espanhol de San Sebastian recebe 1,1 milhões de euros só em apoio estatal.

Não obstante, "vamos continuar a pregar sustos e a causar pesadelos", garantiu o diretor, aludindo à génese do festival conotado com o fantástico e o terror. Nesse sentido, Beatriz Pacheco Pereira prometeu que a edição comemorativa dos 38 anos do Fantasporto - apoiada pela Câmara do Porto, segundo decisão unânime tomada ontem mesmo pelo Executivo municipal, além do Instituto do Cinema e do Audiovisual - aposta em "fazer viver o cinema" a quantos passarem pelo Rivoli entre 20 de fevereiro e 4 de março.

A par da programação (cuja line up está aqui), o Fantas 2018 vai homenagear Lauro António e a sua "carreira absolutamente ímpar". O realizador, argumentista e divulgador de cinema apresentará ao vivo a sessão dedicada à sua primeira e marcante longa-metragem, "Manhã Submersa".

Muitas outras novidades e aliciantes farão também este festival, que tem como subtema a "Ética e a sua expressão no cinema e nas artes" e vai promover um debate sobre a ética com diversas abordagens e em diferentes dimensões da sociedade. A ética é, aliás, tema de alguns dos selecionados entre os 609 filmes mais marcantes de 2017 e 2018 que se inscreveram nesta edição, sendo 51 portugueses e mais de 100 inéditos.

Na maioria, os filmes serão apresentados em antestreia mundial, internacional ou europeia, destacando-se a participação de países "tão longínquos e inesperados" como o Bangladesh, a Bósnia-Herzegovina, o Cambodja, o Quirguistão ou o Iraque, que assim trarão a sua forma de ver o nosso mundo. Além disso, muitos convidados estrangeiros marcarão presença, como é habitual, e estarão disponíveis para conversas no fim da exibição dos seus filmes ou em encontros especiais em que se discutirá o cinema de hoje com os cinéfilos, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

Pode acompanhar tudo sobre o 38.º Fantas aqui e consultar o Guia de Programação.