Cultura

Family Film Project de volta com obras de 15 países e destaque para Catarina Alves Costa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_family_film_project.JPG

DR

O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia está de regresso ao Porto. A partir de terça-feira, 18 de outubro, e até sábado, quatro salas da cidade – Coliseu, Passos Manuel, Trindade e Maus Hábitos – vão acolher um programa diversificado.

Nesta 11.ª edição do festival, o trabalho da realizadora e antropóloga Catarina Alves Costa vai estar em destaque. A sua obra, “incontornável no panorama cinematográfico contemporâneo, é frequentemente centrada na realidade portuguesa”, sublinha a organização do Family Film Project.

Este foco na obra da realizadora portuense “inclui uma seleção de alguns dos seus filmes mais emblemáticos”, acrescentam os responsáveis do festival: na sexta-feira, 21 de outubro, serão exibidos Regresso à terra (1992) e Seda é um Mistério (2003), antecedidos por uma masterclass da realizadora (15h). No sábado, 22 de outubro, às 17h, terá lugar uma conversa com a cineasta acerca da sua obra e percurso profissional, conduzida por Humberto Martins, seguida do filme O Arquiteto e a Cidade Velha (2004). Às 21h, após a entrega de prémios aos vencedores, será possível assistir ao filme Senhora Aparecida (1994).

A secção competitiva do Family Film Project vai contar com uma seleção de 21 obras provenientes de 15 países, dividida em três temáticas: “Vidas e Lugares” (com enfoque no registo voyeurístico, biográfico ou documental de habitats e quotidianos), “Memória e Arquivo” (dedicada a olhares criativos a partir de testemunhos e de found footage) e ainda uma sessão dedicada a “Ficção e Animação”.

O programa do festival inclui masterclasses, conversas, sessões especiais, um ciclo de performances, uma oficina infantojuvenil e ainda um filme-concerto. Consulte mais informações e bilheteira no site oficial do Family Film Project.