Sociedade

Famílias mostram as cores de atração do talento do Porto no Primavera Sound

  • Notícia

    Notícia

#porto_ponto_primavera_dia_2_tarde_36.jpg

Filipa Brito

“Aqui nesta cidade parece que a família é mais importante”, é o mote que marca um dos espaços do Município do Porto no festival que assinala o regresso dos festivais de verão. De 9 a 11 de junho, o Parque da Cidade será a paisagem daqueles que visitarem o NOS Primavera Sound.

Sendo a atração e retenção de talento uma pedra fundamental no desenvolvimento da cidade, o Município do Porto leva ao festival a oportunidade de experimentar vários ambientes e dimensões, como uma cidade ”family friendly”.

E porque os talentos querem viver em cidades que gostam, em cidades que proporcionam qualidade de vida, o município dinamiza o espaço “Porto Family Garden” no NOS Primavera Sound com atividades para todos: pintura, worlshop de arte urbana, pinturas faciais, espaço tecnologia, jogos familiares, espaços lounge e também espaço de amamentação e fraldário.

Para marcar o momento foi ainda produzido um livro infantil para colorir que contou com o contributo de um coletivo de ilustradores que pretende sinalizar a importância de despertar o talento das crianças, importante para a criação de ecossistemas empreendedores.

“As Cores do teu Porto” convidou sete ilustradores - Anabela Dias, Sérgio Condeço, Cátia Vindinhas, Marta Madureira, Evelina Oliveira, Tierri Luís e Bárbara R., - a sincopar as sete notas musicais, em parceria com a Livraria Papa Livros.

A Camara do Porto considera fundamental despertar consciências e fornecer todas as ferramentas para que as crianças de hoje possam ser o sucesso do nosso futuro coletivo, valorizando a partilha do conhecimento e o fomento de ambientes criativos e inovadores.

Empresas mostram ofertas de recrutamento durante o festival

O Porto Family Garden estará aberto todos os dias entre as 16 e as 22 horas e faz parte da dinamização preparada pelo Município no já habitual stand que leva ao NOS Primavera Sound, que este ano segue o mote “E tu, que ritmo da cidade ouves?”.

Através da InvestPorto, a Câmara do Porto leva ao festival as empresas que melhor representam o potencial da cidade - os Porto. Leading Investors - empresas que constroem o futuro do Porto como um hub internacional onde o encontro de culturas e o ecossistema empresarial potenciam o investimento, o talento, a competitividade e a inovação. Durante o festival, será possível visitar uma exposição interativa dedicada a 17 Leading Investors a recrutar no Porto, que se têm destacado, nos últimos anos, pelo investimento e impacto positivo na cidade, como a Farfetch, a Natixis, a Critical TechWorks, a A.P. Moller-Maersk, entre outras.

Durante os três dias de festival, a partir das 19,30 horas, na área lounge do espaço Porto., decorrerá ainda o Porto. Leading Investors Taste n’ Toast, um cocktail dedicado aos Leading Investors, que, em conjunto, criaram mais de sei mil postos de trabalho na cidade nos últimos cinco anos, exportando em média 85% da produção e acrescentando todos os anos mais de 375 milhões de euros ao PIB nacional.

“Parlamento Europeu à sua porta” entre festivaleiros

Também o Parlamento Europeu vai ter, no NOS Primavera Sound, um espaço de proximidade com os cidadãos. A iniciativa “Parlamento Europeu à sua porta”, um centro parlamentar móvel, vai estar instalado no Parque da Cidade nos três dias do festival.

No stand do Parlamento Europeu, e graças à realidade virtual, será possível ficar a conhecer melhor a única instituição europeia eleita por sufrágio direto, falar com alguns dos 21 deputados portugueses eleitos, e dar a opinião sobre o futuro da Europa.

Cabe ao vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, abrir a série de conversas nesta quinta-feira, às 16,15 horas, sob o tema do espírito europeu.

O NOS Primavera Sound arranca esta quinta-feira e traz os aguardados regressos de Nick Cave And The Bad Seed e dos Tame Impala. Até sábado, o Porto segue ainda o ritmo de Beck, Pavement, Gorillaz e Interpol, entre 60 concertos distribuídos por cinco palcos.

Recorde-se que a melhor forma de chegar ao Parque da Cidade estes dias é de transportes públicos. Para isso, tanto a STCP como a Metro do Porto reforçaram a operação que leva os festivaleiros ao recinto do Primavera Sound.