Cultura

Famílias celebram a liberdade e amizade no Batalha Centro de Cinema

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Les quatre cents coups), François Truffaut.jpg

DR

A propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, as próximas sessões para famílias celebram valores como a liberdade e a amizade.

Neste sábado, dia 23 de março, será apresentado “Tito e os Pássaros”, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto. Combinando trabalho em tinta a óleo com arte digital, esta animação reflete sobre como o medo pode ser uma ameaça à liberdade através da história de uma criança.

Na mesma sessão, será apresentado “Adoro Ser Livre, o filme que resultou da Oficina de Realização “Para, Escuta e Olha!”, orientada por Amarante Abramovici, em dezembro do ano passado.

A escassos meses do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, foram recolhidos os testemunhos de 50 pessoas a partir da palavra “liberdade”.

Em abril, a sessão para Famílias acontece no dia 13 com o clássico do cinema francês “Os Quatrocentos Golpes” (Les quatre cents coups).

Longa-metragem de estreia de Truffaut, o filme tece um comovente retrato da infância e adolescência, a partir de Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud), um rapaz de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo da escola e o desprezo da sua mãe e do padrasto.

As duas sessões acontecem às 15h15 e estão integradas no ciclo temático “Se o Cinema é uma Arma”, que apresenta um conjunto de filmes que abordam múltiplos gestos de luta e libertação através do cinema.

Também a pensar nos mais novos, está prevista uma oficina de animação durante as férias da Páscoa orientada pela cineasta Laura Gonçalves.

Entre 26 e 28 de março e 2 e 7 de abril, os participantes, entre os 9 e os 12 anos, terão a oportunidade de desenvolver um pequeno filme animado experimentando as diferentes etapas do processo. O resultado deste trabalho conjunto será, depois, apresentado no Batalha.