Sociedade

Família, ambiente e talento no Primavera Sound. E tu, que ritmo da cidade ouves?

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#porto_ponto_primavera_dia_2_tarde_01.JPG

Miguel Nogueira

O festival NOS Primavera Sound está de volta ao verde do Parque da Cidade com o apoio da Câmara do Porto. De 9 a 11 de junho, entre as músicas aguardadas de Nick Cave, Tame Impala ou Gorillaz, o espaço Porto. vai promover uma cidade “family friendly”, sustentável e foco de atração de talento e investimento.

“E tu, que ritmo da cidade ouves?” é o tema cabeça de cartaz da dinamização preparada pelo Município no já habitual stand que leva ao NOS Primavera Sound.

O foco, antecipa o vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, está na projeção internacional do Porto ou não fosse o evento amplamente procurado por festivaleiros dos quatro cantos do mundo (até ao momento, cerca de 60% dos passes gerais terão sido adquiridos por estrangeiros).

“O Primavera Sound, pela natureza do evento, por reunir milhares de pessoas de nacionalidades diferentes, num ambiente ímpar e imersivo, com a potencialidade de produzir memórias impactantes, consubstancia-se efetivamente num palco sublime para a continuidade da estratégia do executivo na captação e retenção de talento”, considera Ricardo Valente.

Sendo a atração e retenção de talento “uma pedra fundamental no desenvolvimento da cidade”, o Município do Porto leva ao festival a oportunidade de experimentar vários ambientes e dimensões: o Porto. Family Garden, que mostra uma cidade ”family friendly”, assim como um espaço que reflete a economia, o talento e o empreendedorismo que carateriza o Porto.

Um dos programas que merece referência é o “Porto Leading Investors”. O objetivo passa por envolver e dar a conhecer à comunidade as empresas que mais têm contribuído para o desenvolvimento da cidade nos últimos anos e que melhor representam o futuro da região, em áreas emergentes como as TIC, a saúde e ciências da vida, as indústrias culturais e criativas, e a mobilidade, energia e ambiente.

Posicionar o Porto com um hub empresarial onde o caldo cultural existente e o ecossistema empreendedor potencia o talento, a criatividade e a inovação, alinhado com a estratégia de desenvolvimento Económico do Porto – “Pulsar”, recentemente presentada pelo Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo.

Mas a ação da Câmara do Porto tem ultrapassado as fronteiras físicas do festival. Pretende-se que toda a cidade possa entrar nesta viagem que será eternizada com um filme, assinado pelo realizador André Tentugal e pelo compositor João Vieira, que traduzirá, através de uma sinfonia de sete notas, a cidade patenteada numa partitura musical.

O espaço Porto. acolhe ainda a instalação “Paisagem Etérea” da artista Madalena Martins e conta com a dinamização das empresas municipais Ágora – no apoio à zona lounge -, Águas e Energia do Porto – com uma moto com água de sabores, e Porto Ambiente, que vai promover jogos tradicionais para os mais pequenos que, de uma forma lúdica, ensinam sobre a separação de resíduos.

O Município vai ao NOS Primavera Sound também com o objetivo de motivar mais munícipes a aderirem ao cartão Porto.

Os festivaleiros podem conhecer todas as ações no stand Porto., que estará aberto nos três dias do NOS Primavera Sound, das 16 às 02 horas. O espaço Porto. Family Garden pode ser disfrutado entre as 16 e as 22 horas.