Economia

Faltam poucos dias para concorrer com a melhor montra de Natal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_montras_natal_2020_03.jpg

3.º lugar: Sogevinus Wine Shop Flores

Filipa Brito

É já uma tradição cultural da cidade e não há época natalícia que arranque sem o concurso de montras, promovido pelo Município do Porto. Os comerciantes têm até quarta-feira, 30 de novembro, para apresentar a candidatura.

As decorações mais criativas e que melhor transmitam o espírito do Natal serão avaliadas por um júri que terá como critérios a originalidade, a integração do produto da loja, as cores, materiais e iluminação utilizados e ainda a estética do conjunto.

O Município quer perpetuar a tradição de decorar as montras com símbolos alusivos às festividades natalícias, com vista a promover o envolvimento dos empresários e comerciantes do comércio local e de rua.

O objetivo do concurso de montras de Natal é o de dinamizar e revitalizar o comércio, através da promoção de manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo.

São admitidas a concurso todas as pessoas singulares ou coletivas que explorem, na cidade do Porto, qualquer estabelecimento comercial, que preencha os seguintes requisitos: esteja aberto ao público, com atividade em funcionamento; integre montras visíveis ao público; tenha porta aberta ou porta de acesso para a rua, acrescenta o regulamento.

As montras a concurso devem estar devidamente iluminadas e poder ser vistas pelo público, desde o dia 7 até ao dia 25 de dezembro, das 10h às 19h, de segunda-feira a sábado.

E, claro, há prémios para as melhores montras: 2.250 euros para o primeiro classificado, 1.750 euros para o segundo e 1.250 euros para o terceiro. Os premiados recebem também um troféu do Município do Porto, podendo ser atribuídas, sob recomendação do júri, menções honrosas aos concorrentes classificados entre o 4.º e o 10.º lugares.

Pode haver ainda lugar a atribuição do título "Montra Amiga do Ambiente", se a proposta integrar princípios ambientais, nomeadamente, o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos. Neste caso específico será valorizada a montra que integre, de forma original e criativa, produtos que foram reutilizados e reaproveitados, decorrentes da própria atividade, bem como produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam reciclados.

Os munícipes e os visitantes do Porto serão chamados a votar na atribuição do título “Montra Eleita pelo Público”, cuja votação será realizada online, através da leitura de um QR Code associado ao identificativo numerado de cada montra a concurso.

Os interessados devem apresentar a candidatura até às 17 horas de 30 de novembro, preferencialmente através do Portal do Munícipe ou presencialmente no Gabinete do Munícipe, sito na Praça do General Humberto Delgado, n.º 266, 4000-286 Porto (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h).

No caso de impossibilidade ou de dificuldade em submeter a candidatura pelos dois meios identificados anteriormente deve enviar a mesma para o endereço de correio eletrónico comercio@cm-porto.pt, indicando no assunto: Concurso “Montras de Natal”.

Mais informações, assim como a ficha de inscrição, podem ser consultados aqui.