Política

Faleceu o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

mno_Ernesto_Neves_Santos.jpeg

Miguel Nogueira

O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, faleceu hoje, aos 74 anos, de doença prolongada. O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decretou um dia de luto municipal, na segunda-feira.

Ernesto Santos nasceu em maio de 1947, no bairro S. João de Deus, em Campanhã, freguesia onde sempre viveu e trabalhou. Teve uma vida associativa bastante ativa, fazendo parte, entre outras, da primeira Comissão de Moradores do Bairro de S. João de Deus e, posteriormente, da Comissão Central dos Bairros Camarários. Foi também diretor da Associação de Futebol do Porto, durante cerca de 20 anos.

Em 1976, foi candidato independente à Assembleia Constituinte, e em 1993 eleito como independente nas listas do PS (ao qual se juntaria em 2000) para a Assembleia de Freguesia de Campanhã. Em 1997 acabaria por fazer parte do executivo, exercendo a função de vogal, de tesoureiro, de secretário e, atualmente, de presidente.

Recandidato pelo PS, nas últimas eleições autárquicas, em 2021, e com o apoio do Movimento Rui Moreira – Aqui Há Porto, Ernesto Santos voltou a vencer na sua freguesia.