Sociedade

Faculdade de Medicina integra projeto sobre impacto da poluição atmosférica e sonora na saúde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_investigacao_fmup.jpg

Filipa Brito

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) integra um projeto de investigação, com 17 parceiros de 10 países europeus e dos Estados Unidos, que visa estudar o impacto da poluição atmosférica e sonora na saúde. Denominado BEST-COST, em Portugal será coordenado pela FMUP, pelo Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) e pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

"Traduzir a saúde em números é sempre um grande desafio e por isso serão consideradas diferentes abordagens", revela o líder do grupo de trabalho relativo à Economia da Saúde, João Vasco Santos, citado pela agência Lusa no comunicado da FMUP, acrescentando: "conhecer melhor como diferentes populações de países europeus estão dispostas a pagar pela saúde é um grande passo para enfrentar os desafios económicos na definição de políticas de saúde".

O objetivo do BEST-COST é desenvolver um novo quadro metodológico para quantificar a carga, o custo e as desigualdades sociais e de saúde provocadas pela poluição atmosférica e sonora.

No final do projeto, financiado em quatro milhões de euros pela União Europeia e que terminará em 2026, os resultados serão disponibilizados como ferramentas de acesso aberto e testados em cinco países europeus: Portugal, Bélgica, Estónia, França e Noruega.