Educação

Faculdade de Arquitetura relembra nos seus 40 anos primeira aula de Debuxo e Desenho

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#fib_desenho.jpg

Filipa Brito

Neste dia, há 242 anos, o Porto assistia à primeira aula de Debucho e Desenho. Integrado nas comemorações dos seus 40 anos, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) propõe-se assinalar o dia 17 de fevereiro como o momento coletivo de celebração do Desenho enquanto prática aberta e linguagem universal do pensamento.

A “Aula de Debuxo e Desenho”, instituída após a “Aula de Náutica”, pelo Decreto de 27 de novembro de 1779 e iniciada a 17 de fevereiro de 1780, representa um marco significativo nos antecedentes da Universidade do Porto, nomeadamente da Academia Politécnica.

Por isso, hoje, docentes, estudantes, investigadores, pessoal não docente e antigos estudantes de toda a Universidade do Porto (e não só) são convidados a partilhar nas redes sociais — facebook e/ou instagram — um desenho seu com a hashtag #UP200e40_2.

Afinal, tudo é desenho: diagramas, mapas, esquemas, grafos, manuscritos ou digitais, analíticos ou explicativos, conceptuais ou descritivos. E na Universidade do Porto, o seu ensino tem destaque nas Belas Artes e Arquitetura, sem descurar outras áreas de ensino: Ciências, Economia, Engenharias, Desporto, Medicina, Direito, Letras, Farmácia, Computação, Psicologia. O desenho percorre todo o saber e é um instrumento de trabalho presente no quotidiano de todos.