Urbanismo

Faculdade de Arquitetura recebe conferência sobre patologia e reabilitação de edifícios

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_vista_torre_dos_clerigos_02.jpg

Filipa Brito

A segunda sessão da 7.ª Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios – PATORREB 2023, dedicada ao património, vai decorrer, no próximo dia sete de novembro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e seguirá o modelo da primeira sessão, que teve lugar na Faculdade de Engenharia (FEUP), sobre habitação. Contará com 10 palestras e respetivo debate, bem como a apresentação de um livro sobre a Formação Avançada em Intervenção no Património Arquitectónico.

As conferências PATORREB tem vindo a ser realizadas, desde 2003, em diversos países: Portugal – Porto (2003, 2006, 2019 e 2015), Espanha – Santiago de Compostela (2012) e Brasil – Rio de Janeiro (2018). Envolve decisores, professores, investigadores, estudantes, projetistas, empresas do setor da construção e outros profissionais.

A conservação e reabilitação do património edificado, classificado ou não, constitui matéria da maior atualidade, tendo presente os múltiplos desafios que enfrenta, seja em razão da pressão turística e imobiliária presente nos centros históricos, seja na procura do necessário equilíbrio entre a preservação dos valores culturais que comporta e a necessidade de promover ações de requalificação, quer de natureza funcional, quer no âmbito da promoção de uma maior eficiência energética deste edificado, bem como de todo um conjunto de ações visando assegurar a sua sustentabilidade.

O programa está disponível na página do evento. As inscrições estão abertas e podem ser acedidas aqui.