Sociedade

Fachada da Câmara iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Esta sexta-feira, ao princípio da noite, a fachada dos Paços do Concelho iluminou-se com as cores da bandeira da Ucrânia, expressão pública de solidariedade ao povo daquele país, que se repete neste sábado e domingo. Também o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, escreveu ao seu homólogo de Kharkiv, expressando o apoio pessoal e dos portuenses.

“Em meu nome e dos cidadãos do Porto, quero dizer-lhe, senhor presidente da Câmara, que estamos unidos. Condeno fortemente esta violação da Lei Internacional e expresso total solidariedade com o Estado, a nossa cidade irmã de Kharkiv, e o povo da Ucrânia”, pode ler-se na carta que Rui Moreira dirigiu ao seu homólogo da cidade ucraniana, Ihor Terekhov.

“É chocante que, em 2022, proteger as nossas vidas da guerra seja um medo tão presente”, sublinha o presidente da Câmara, acrescentando: “Esta carta serve o propósito de lhe enviar o nosso mais sincero, constante e permanente apoio”.

Como “cidade da liberdade”, o Porto associou-se simbolicamente a outras cidades mundiais que já manifestaram também a sua solidariedade para com a Ucrânia. Assim, a fachada da Câmara do Porto iluminou-se, desta vez, em tons de azul e amarelo, cores da bandeira ucraniana.

Centenas de ucranianos residentes na cidade marcaram presença, promovendo uma vigília espontânea. Na Avenida dos Aliados ouviu-se entoar o hino da Ucrânia - "Chtche ne vmerla Ukraini" ("A Ucrânia ainda não morreu") -, num momento de grande emoção, entre os presentes, muitos deles também portuenses que se quiseram juntar à vigília.

Para além do Porto e Lisboa, também as portas de Brandeburgo, em Berlim (Alemanha), a fachada de Downing Street, em Londres (Reino Unido), e a estação ferroviária de Flinders, em Melbourne (Austrália) são alguns dos monumentos mundiais iluminados em solidariedade para com o povo ucraniano.