Cultura

Extração de lítio e transição energética dão mote a uma série de palestras públicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_Colectivos_Plaka_sessoes_publicas.JPG

Renato Cruz Santos

Organizado por Marina Otero, no âmbito do programa municipal Colectivos Pláka, o curso “Desejos compulsivos: a extração de lítio, o crescimento ilimitado e a auto-otimização” arranca neste sábado, 7 de maio, integrando uma série de sessões públicas, de acesso gratuito, que serão, também, transmitidas online na página da Galeria Municipal do Porto no Facebook.

A primeira sessão, "Epistemologias da energia" acontecerá no próprio dia 7, às 17,30 horas e será conduzida por Michael Marder, professor responsável pela investigação em filosofia na Universidade do País Basco, em Vitoria-Gasteiz, com trabalho nos campos da filosofia ambiental e pensamento ecológico, teoria política e fenomenologia. Segue-se, às 19 horas, a intervenção de Marina Otero Verzier – arquiteta, investigadora e responsável pelos mestrados em Design Social na Academia de Design de Eindhoven - que apresentará "Estados de exaustão".

Já a 8 de maio, a partir das 17,30 horas, terá nova sessão pública, com as intervenções de Anastasia Kubrak – designer, investigadora e professora na Academia de Design de Eindhoven nos mestrados de Design Social e Design de Informação - sobre o tema "Zonas termais e minerais" e de Susana Caló – investigadora em filosofia, histórias da psiquiatria do pós-guerra, semiótica e movimentos sociais - sobre "O direito à loucura". O dia termina com uma conversa coletiva entre ambas as oradoras e Marina Otero Verzier.

Para terminar, na terça-feira, dia 10, às 18 horas, Godofredo Pereira - arquiteto, investigador e responsável pelo programa de graduação em Arquitetura Ambiental no Royal College of Art em Londres - apresentará "Sonhos de Lítio", seguindo-se a apresentação "Natureza, mas não só", com Marisol de la Cadena, que conduzus a última sessão de acesso público do curso, que acontecerá às 19 horas, num dia que estará dedicado ao tema “Alianças / Allyship”. Marisol de la Cadena é professora no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia, Davis. Os seus focos de interesse incluem o estudo de política, multiespécies, indigeneidade, história e “a-histórico”, antropologias mundiais, tendo o seu trabalho sido fundamental para a chamada “viragem ontológica”, um registo etnográfico-filosófico relativamente recente na antropologia (e outras disciplinas), que prefere denominar como “aberturas ontoepistémicas”. A palestra será seguida por uma conversa com Marina Otero Verzier.

A decorrer entre os dias 7 e 11 de maio, o curso “Desejos compulsivos: a extração de lítio, o crescimento ilimitado e a auto-otimização” propõe um entendimento alternativo das noções de energia, progresso e vida plena, com um programa focado no lítio e no seu múltiplo papel como estabilizador do humor e como combustível na chamada transição para uma energia verde.

Os Colectivos Pláka são grupos de pensamento, discussão e ação sobre a sociedade, cultura e arte contemporânea estruturados em forma de cursos e workshops, criando oportunidades de diálogo, aprendizagem e partilha de conhecimento entre várias tradições epistemológicas e comunidades criativas, permeando os encontros e discursos no campo da arte contemporânea com outras formas de reflexão e produção. Em 2022, para além de “Desejos compulsivos: a extração de lítio, o crescimento ilimitado e a auto-otimização”, organizado pela arquiteta Marina Otero, será ainda organizado o curso “The Climate, The Worry, The Dance”, concebido pelo coreógrafo Mårten Spangberg, em datas a anunciar brevemente.